LIVROS

Bibliotecas do Campus Natal - Central oferecem abono para devolução de livros em atraso

Campanha intitulada como 'Maio do Perdão' abrange todas as bibliotecas do CNAT

Publicada em 12/05/2022 Atualizada há 1 ano

A Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF), situada no Campus Natal - Central do IFRN, promove neste mês o Maio do Perdão, uma campanha que visa incentivar que estudantes em débito quanto ao atraso na devolução de livros efetuem a entrega do material. Em troca, o usuário terá sua suspensão motivada pelo atraso abonada pela administração da biblioteca.

A iniciativa surgiu a partir do retorno das aulas 100% presenciais, motivada, principalmente, pela importância do resgate da prática dos serviços bibliotecários após o momento de ruptura ocasionado pelo contexto pandêmico imposto pelo novo coronavírus. "Sentimos a necessidade de recuperar os livros ainda emprestados desde do início da pandemia, mas, para além disso, resolvemos dar essa chance a todos os usuários que possuem livros da Biblioteca até mesmo antes desse período, abonando qualquer suspensão, em qualquer época, desde que o livro seja devolvido", explica Joel Melo, bibliotecário da BCSF. Outras campanhas similares já aconteceram em outros momentos, mas pela primeira vez o prazo estabelecido para devolução foi de um mês. No entanto, em razão do quadro de distanciamento social, que culminou no afastamento físico de servidores e estudantes das instalações do CNAT nos últimos dois anos, o prazo da campanha foi estendido. Os materiais informacionais pertencentes à Biblioteca Setorial Wafredo Brasil, também localizada no campus e que encontra-se temporariamente fechada, também podem ser entregues na Biblioteca Central Sebastião Fernandes.

Para Joel, a retomada da presencialidade na BCSF tem superado as expectativas, seja pelo crescimento no número de novos usuários ou pelo ritmo de atividades que envolvem o empréstimo de livros. "Somente nesses primeiros dias dessa volta, efetuamos em torno de 800 cadastros, quase 500 devoluções e mais de 1.200 empréstimos/devoluções, todos presenciais", conta o coordenador de biblioteca do CNAT, setor ligado diretamente à Diretoria de Ensino. Durante o período de ensino e trabalho remotos no IFRN, a Biblioteca Central passou por algumas reformas, visando melhor atender ao público ao fornecer uma estrutura para estudo e leitura em um ambiente propício às atividades acadêmicas. Entre as várias mudanças, Joel destaca algumas novidades que beneficiam diretamente o público-alvo da biblioteca. "O guarda-volumes foi reconstruído, otimizando o seu espaço físico e aumentando o quantitativo de escaninhos. Também foram construídas e totalmente equipadas oito salas de estudo em grupo no piso superior, além de aumentado de 15 para 34 o número de computadores em nosso laboratório, com a troca de novos equipamentos e bancadas", conta. A previsão de reabertura do laboratório e das salas é no final do mês de maio.

Biblioteca Central Sebastião Fernandes

A Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF) foi inaugurada em 25 de outubro de 1972, conforme certificado de registro expedido pelo Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, Seção de Bibliotecas. Nesse período passou por mudanças em sua localização física dentro da Instituição, renovação do seu acervo e gestão. Seu nome é uma homenagem ao primeiro Diretor do Instituto, que à sua época se chamava Escola de Aprendizes Artífices, dirigida pelo Dr. Sebastião Fernandes de Oliveira.