Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conceito 5

Avaliação Capes confirma consolidação do PPGEP

Resultado atesta a qualidade da formação do programa

Publicada por Romana Xavier em 23/01/2026 Atualizada em 23 de Janeiro de 2026 às 15:20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 12 de janeiro, o resultado parcial da Avaliação Quadrienal 2021-2024, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, confirmando a consolidação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O professor José Moisés Nunes da Silva, Coordenador do PPGEP/IFRN, não só comemora o resultado obtido, o qual comprova a competência acadêmicocientífica de professores, estudantes e egressos, como também destaca a consolidação do Programa, o que representa o amadurecimento, fortalecimento e compromisso do IFRN, com a formação e qualificação de mestres e doutores em bases sólidas no âmbito da educação profissional.

O professor Moisés Silva ressalta ainda que o resultado obtido é fruto do coletivo – docentes, discentes, egressos e técnicos – e do apoio institucional do próprio IFRN e das agências de fomento, sobretudo da Capes, o que possibilita promover pesquisas de qualidade e ratifica nossa responsabilidade social local, regional e nacional.

O conceito 5 conseguido nesta quadrienal materializa o caminho trilhado pelo PPGEP/IFRN, que, desde que iniciou suas atividades, em 2013, prima pela excelência acadêmico-científica no campo epistêmico da educação profissional, e pela efetividade da formação e qualificação de mestres e doutores, impactando positivamente a educação, a ciência e a sociedade. O PPGEP/IFRN, criado em 2013, foi avaliado no quadriênio 2013-2016 e obteve conceito 4. No quadriênio 2017-2020, conseguiu o conceito 5; e nesta última quadrienal 2021-2024, manteve o conceito 5, o que demonstra a capilaridade e a maturidade acadêmica do Programa no campo epistêmico da educação profissional, alcançando excelência nacional.

A Avaliação Quadrienal da Capes é o principal instrumento de acompanhamento e análise da qualidade dos Programas de Pós-Graduação, abrangendo, em 2021- 2024, três critérios: 1) proposta do programa, inclusive planejamento estratégico; 2) formação dos estudantes (qualidade e adequação das teses e dissertações), produção intelectual de docentes, discentes e egressos e destino dos egressos); e 3) impacto acadêmico e inserção (local, regional, nacional) do programa, além da internacionalização.

Os Programas de Pós-Graduação são avaliados em uma escala de conceitos que variam de 3 a 7. O conceito 3 indica qualidade satisfatória e é a nota mínima para funcionamento do Programa; o conceito 4 indica bom desempenho, permitindo que o Programa está apto a oferecer doutorado; o conceito 5 mostra que o PPG tem desempenho muito bom e que alcançou excelência nacional; já os conceitos 6 e 7 são atribuídos a programas considerados de excelência, com reconhecimento internacional de qualidade.

Palavras-chave:
IFRN CNAT Conceito 5 CAPES PPGEP

Notícias relacionadas