Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aula Inaugural

Aula inaugural do EnergIF marca a noite desta quinta-feira no CNAT

Curso é uma parceria com a SEMTAS

Publicada em 08/04/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Evento aconteceu no Miniauditório Central do Cnat. Da esquerda para direita: Augusto Fialho, Lúcia Lúcio, Jonas Lemos, Ana Valda e Glauber Costa. Foto: Cláudio Moura

Na noite desta quinta-feira, 07 de abril, o Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN sediou a aula inaugural do Programa "Qualifica Mais EnergIF". A seleção é vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e se caracteriza por ser uma linha de fomento para ofertas de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200h.  

Os novos alunos foram recebidos pelo Diretor-geral do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos; pela Diretora de Extensão, professora Lúcia Lúcio; pela secretária da SEMTAS - Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda; pelo coordenador da área de energia fotovoltaica do programa no Nordeste, professor Augusto Fialho; e pelo servidor Glauber Costa, coordenador do programa.

Segundo a Diretora de Extensão, professora Lúcia Lúcio, o início do curso marca o fortalecimento de uma energia do presente estratégica para o mercado em ascensão: "A gente está participando da transformação da nossa história, num assunto tão estratégico que é a energia para o nosso estado, que vai proporcionar uma mudança na nossa indústria". A professora acrescentou, ainda, a importância dos alunos em participar desse curso, em serem os protagonistas desse momento em que irão fortalecer a mão de obra tão necessária ao mercado que está se formando. "Não é uma energia do futuro e sim uma energia do presente. Sintam-se acolhidos para aproveitar o máximo desse curso e, também, da carreira desse curso que vem depois dessa formação", concluiu a professora Lúcia.

O professor Jonas Lemos, diretor do campus, acolheu os novos estudantes, com um discurso sobre a história da Instituição, relembrando a transformação que a escola traz à vida dos seus discentes pela qualidade da educação que oportuniza: "É um prazer muito grande recebê-los aqui, especialmente, a secretária da Semtas, que é parceira da nossa Instituição. Entrei aqui em 1982 e tive oportunidade de fazer um curso de Mineração, retornei como professor desde 1996. Essa Instituição realiza sonhos, ela realizou meu sonho. Esse ano, dia 23 de setembro, nossa Instituição fará 122 anos de muita história, respeito, de muita produção, desenvolvimento de tecnologia, e acreditem, nós temos pelo menos uma pessoa (ex-aluno) do IFRN em um estado brasileiro", contou o diretor. 

O professor Jonas Lemos, destacou, também, o reconhecimento internacional que o IFRN tem, além do exercício transformador que a instituição promove na sociedade. "O curso que vocês estão fazendo não é um curso do futuro, é um curso de presente. Quando o mercado souber amanhã, que nós estamos formando pessoas nessa área, podem ter certeza quer nós seremos procurados. Essa casa é a nossa casa. É do Rio Grande do Norte e nós temos que dar esse retorno para vocês através de uma formação", concluiu o diretor.

Na sequência, o professor Augusto Fialho ressaltou a satisfação em participar do programa, assim como enfatizou o pioneirismo da Instituição na implementação do programa de energia fotovoltaica na Rede Federal. Em sua fala, Fialho agradeceu o convite para participar do evento e saudou a mesa de honra, parabenizando toda a equipe. "O EnergIF é um programa da Setec, de desenvolvimento de energias renováveis e de eficiência energética para Rede Federal de Educação Tecnológica. Eu tenho a satisfação de participação desse Energif, dentro da área de energia solar fotovoltaica, eólica, biocombustíveis, eficiência energética para edificações e eficiência energética para indústria. Eu represento nosso IFRN nesse grupo de trabalho da energia solar fotovoltaica e estou coordenador da região Nordeste nessa área. Vamos ter oportunidade de criar e expandir várias ações que dizem respeito a essas áreas que eu citei dentro da Rede Federal", contou. Segundo ele, a Rede Federal tem se tornado exemplo para o todo Brasil, especialmente o IFRN, que começou a tratar da implantação desse tipo de energia em 2012. "Em 2013, nós inauguramos a primeira usina da Reitoria, de energia fotovoltaica. A partir daí, começou a implementação do programa em vários campi da nossa Instituição. Nós tivemos primeiro a aquisição de cinco usinas e depois duas outras aquisições, que completaram, não somente todos os campi do IFRN, mas também quatro expansões, ou seja, das usinas existentes, quatro foram ampliadas. Então, nós temos hoje 2.380 kw/pico de energia fotovoltaica. Somos referência no Brasil todo e na Rede Federal, algo que muito nos orgulha", relatou.

Esteve presente, também, na mesa de abertura a secretária Ana Valda, da Semtas, que teve seu momento de fala. Para ela, a parceria com o IFRN é um caminho para gerar empregos. "Com essa parceria, estamos caminhando juntos. Temos o centro de trabalho e empreendedorismo, onde nós damos cursos para a população e encaminhamos também vocês para o mercado de trabalho. A gente sempre está cadastrando empresas e fornecendo essas vagas. Espero que a gente continue com essa parceria em outros cursos", explicou a secretária.

O curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis atende aos objetivos do Programa EnergIF, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (Mec), que tem por objetivo adotar medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail qualificamais.cnat@ifrn.edu.br ou pelo telefone 4005.9998. 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas