Atletas se destacam nos Jern's

Alunos do xadrez, futebol, judô e karatê saem com medalhas dos jogos

Publicada em 29/10/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

As equipes esportivas do IFRN seguem acumulando títulos. Esta semana, três alunos do xadrez saíram dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, o 39º Jern’s, organizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seec) e Coordenadoria de Desportos (Codesp) do RN. Nas competições, os alunos ganharam uma medalha de ouro e duas de bronze.

Os estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática, que são feras no xadrez, saíram com medalhas da competição: Lucas Rocha Azevedo, 16 anos (ouro masculino individual e bronze juvenil por equipe), Lucas Diego, 14 (bronze infantil masculino individual), e Paulo Leonardo, 17 (bronze juvenil por equipe).

Lucas Diego gosta de xadrez desde os dez anos. “O jogo é bom porque desenvolve a capacidade de raciocínio e auxilia nas nossas aulas de matemática”, explica. O aluno Paulo Leonardo explica que sempre gostou de xadrez. “No curso de Informática aqui do Instituto, formamos amigos e, naturalmente, jogamos xadrez e aprendemos a gostar do esporte”, destaca.

Participando de competições há quatro anos, Lucas Rocha Azevedo conta que a medalha que ganhou serão adicionadas à sua coleção. “Tenho muitas outras acumuladas em casa”.Zelma Wanderley técnica equipe xadrez IFRN

Estudo através de livros

De acordo com a técnica da equipe de xadrez do IFRN, Zelma Wanderley (foto), os alunos se encontram duas vezes por semana na sala de xadrez do Instituto. “No entanto, eles estudam mais sozinhos, através de livros”.

Ao todo, nos Jern’s, foram 15 estudantes de xadrez do IFRN, entre atletas do masculino e feminino. “Eles se desenvolvem muito bem. A maioria dos nossos alunos se dedica bastante ao xadrez”, resume a professora.

Outras conquistas

Dentre as modalidades nas quais o IFRN participou, nossos atletas conquistaram alguns lugares de destaque no pódio dos Jern’s. Além do 1º lugar no juvenil masculino de xadrez, o Instituto saiu com o 2º lugar no juvenil feminino de judô e o 3º lugar no juvenil masculino de karatê.

Outra conquista do IFRN foi o 2º lugar do futebol infantil masculino. O prof. José Arnóbio de Araújo Filho, responsável pelo treinamento da equipe (foto abaixo), parabenizou os alunos e distribuiu faixas no Campus, elogiando o trabalho dos seus alunos.

Futebol masculino infantil masculino