Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Astronomia

Astrônomo monta observatório no IFRN para ver 'Oposição de Marte'

Observatório será montado no campo de futebol do Campus Natal Central das 18h às 20h.

Publicada em 08/04/2014 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:04

Planeta Marte poderá ser visto em todo mundo nesta terça, dia 8. Foto: Nasa.
Planeta Marte poderá ser visto em todo mundo nesta terça, dia 8. Foto: Nasa.

O planeta Marte poderá ser visto a olho nu na noite desta terça-feira (8) em todo o mundo. Em Natal, segundo o o professor Antônio Araújo, presidente da Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (Anra), um observatório será montado no campo de futebol do Campus Natal Central do IFRN a partir das 18h, possibilitando que as pessoas interessadas possam ter uma melhor visualização do planeta vermelho.

O astrônomo explica que esta aproximação é chamada de 'Oposição de Marte' - fenômeno que acontece quando o planeta fica do lado oposto ao Sol, alinhado ao planeta Terra. "A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol e este alinhamento é chamado de oposição", acrescenta. O fenômeno deve durar até o fim da madrugada da quarta-feira (9).

Ainda de acordo com Araújo, o fenômeno poderá ser visto durante toda a noite. "Em qualquer lugar do planeta é possível ver. Contudo, nas regiões onde for noite, será possível ver Marte com mais detalhes, sobretudo a olho nu. Marte ficará com um brilho vermelho alaranjado. O planeta estará do lado oposto ao Sol e ficará mais próximo da Terra", ressaltou.

O astrônomo disse também que será possível visualizar as calotas polares do planeta vermelho, mas só com um equipamento adequado. "Só é possível ver detalhes com lentes de pelo menos 15 centímetros de abertura (diâmetro da objetiva). Será possível ver até mesmo tempestades de areia. As lentes que vamos instalar no campo do IFRN vão possibilitar isso para quem quiser ver", garantiu Araújo.

O observatório ficará aberto até as 20h.