Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência

Associação Brasileira de Incentivo à Ciência seleciona estudantes para jornada de 30 dias

As inscrições acontecerão virtualmente até 1° de dezembro

Publicada em 19/11/2020 Atualizada há 1 ano

A Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) lançou uma convocação para estudantes do 9° ano ao 2° ano do Ensino Médio que nunca tiveram oportunidade de começar um projeto de pesquisa. O projeto "30 dias de Ciência" é uma jornada de 30 dias, com o objetivo de "promover uma ciência mais coletiva e estimular o trabalho em grupo íntegro e ético". Para isso, a iniciativa busca selecionar mais de 100 jovens de todo o país para uma maratona de atividades com estímulos de habilidades essenciais para a realização de um projeto de pesquisa e metodologia científica. 

Inscrições e Dinâmica do projeto

As inscrições para o Projeto "30 Dias de Ciência" acontecerão através de formulário de candidatura disponibilizado via Google Forms até o dia 1° de dezembro. Os candidatos precisam responder todas as perguntas do formulário para que sejam considerados inscritos no processo de seleção. Além disso, o envio do vídeo de inscrição também é obrigatório.

Os estudantes selecionados receberão atividades científicas, a cada dois dias, com prazo de 48 horas para desenvolver as propostas. Os alunos do projeto estarão conectados com membros da ABRIC e com outros especialistas através de plataformas utilizadas em atividades digitais. Dessa maneira, plataformas como Zoom serão usadas para reuniões que sejam síncronas entre os participantes e Google Classroom para as atividades diárias. Durante o projeto, haverá rotineiramente retornos dos orientadores sobre os materiais desenvolvidos assim como incentivos aos estudantes. Ao final do mês, espera-se que os alunos participantes tenham um problema de pesquisa fundamentado. 

ABRIC

De acordo com a ABRIC, a iniciativa é uma oportunidade para "apresentar e explorar etapas importantes no desenvolvimento de um projeto de pesquisa para estudantes de ensino básico de todo o Brasil. Estimulando os alunos desde a concepção e inspiração até a elaboração e apresentação das ideias. Cada estudante irá receber um mentor que auxiliará a tornar tais propostas realidade, além de orientá-los em seu desenvolvimento pessoal ao longo desse processo".

A Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2019. Foi criada e é mantida por jovens pesquisadores e entusiastas de todo o país. A ABRIC, com o apoio de jovens cientistas, atualmente conta com três programas na difusão da Ciência entre estudantes pré-universitários. Com atuação em 16 estados do Brasil, a Instituição tem cerca de 50 integrantes envolvidos diretamente no desenvolvimento dos projetos e é considerada a maior organização voluntária de incentivo à ciência jovem no país.  

Acesse

Projeto 30 dias de Ciência - Regulamento

Projeto 30 dias de Ciência - Inscrições

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas