Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Associação anuncia eclipse da lua e solstício de verão num mesmo dia

Coincidência dos dois fenômenos é rara

Publicada em 20/12/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Um eclipse total da lua no mesmo dia do solstício de verão é um fenômeno raro, mas vai acontecer nesta terça-feira, 21. A informação é da Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (Anra), fundada em 1956 e atualmente sediada no Campus Natal-Central do IFRN.

A última vez que aconteceu um eclipse lunar no solstício de verão foi em 1991 quando a Lua ficou apenas 9% coberta pela sombra da Terra. "Embora sejam fenômenos corriqueiros, nem sempre existe a coincidência de ocorrerem na mesma data", disse o professor do IFRN, Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Anra. "Se buscarmos por outro eclipse lunar combinado com solstício de verão remontamos a 21 de dezembro de 1638, quando houve um eclipse total da Lua". De acordo com Araújo, a próxima ocasião em que um eclipse total da Lua, visível em parte no Brasil, coincidirá com o solstício de verão, será somente em 2094.

Nesta terça-feira, considerando o Tempo Universal como referência de data, o meio do eclipse ocorrerá às 8h16min (TU), enquanto que o instante do Solstício de Verão será às 23h38min (TU) do dia 21 de dezembro.

Um eclipse na madrugada

O principal desafio para acompanhar este eclipse é que ele acontecerá durante a madrugada em todo o território nacional. "É bem verdade que tal horário dificulta a realização de eventos de observação pública, porém o fato de ocorrer no mesmo dia do Solstício de Verão resulta num atrativo a mais", explica o professor Araújo.

Circunstâncias do eclipse


A costa leste do Brasil acompanhará apenas a primeira parte do eclipse, pois a Lua irá se por no momento do meio da totalidade. Os estados do Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e a parte oriental do estado do Amazonas acompanharão até o fim da totalidade. Apenas os estados de Roraima, Acre e parte ocidental do Amazonas observarão até a saída da Lua na sombra.

Para os estados onde permanece o Horário da Costa Leste Brasileira, caso do Rio Grande do Norte, o eclipse terá o cronograma do quadro acima.

O que é solstício

Na Astronomia, chama-se solstício o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em longitude medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.

O dia e hora exatos variam de um ano para outro, mas essa variação é pequena. Quando ocorre no verão, a duração do dia será a mais longa no período. Analogamente, quando ocorre no inverno, a duração da noite será mais longa no período.

No hemisfério sul o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de dezembro e o solstício de inverno por volta do dia 21 de junho. Estas datas marcam o início dessas respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério norte, o fenômeno é simétrico: o solstício de inverno ocorre em dezembro e o solstício de verão ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronômicos.

Os solstícios também são importantes para definir os trópicos de Câncer e Capricórnio. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente a Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério sul, ocorre à mesma coisa no Trópico de Câncer.