Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde

Assistência Estudantil e Hemonorte promovem campanha de incentivo à doação de medula óssea

Coleta de sangue para cadastro de doadores acontece nesta sexta (9), às 16h30, no Miniauditório

Publicada em 09/05/2014 Atualizada há 1 ano

Imagem: reprodução.

A Diretoria de Atividades Estudantis (DIAES), em parceria com o Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), está promovendo nesta sexta-feira (9), uma campanha de incentivo à doação de medula óssea no Campus Natal Central (CNAT). Primeiramente é realizada uma palestra, aberta à comunidade externa, com as assistentes sociais do Hemonorte, no Miniauditório. A programação acontece em dois momentos; um pela manhã e outro à tarde, a partir das 16h30. Ao final, é feita a coleta de sangue para cadastro de doadores. 

De acordo com a assistente social, Delma Edna, a campanha visa mostrar a importância das pessoas serem candidatos à doação de medula, uma vez que existe dificuldade em encontrar compatibilidades. “É importante que as pessoas estejam participando a fim de diminuir o número de óbitos de pacientes”, frisa.

Para poder doar, é preciso ter acima de 18 anos de idade e levar documento de identidade e CPF. Além disso, deve-se estar em bom estado geral de saúde; não possuir quaisquer doenças congênitas (aquelas adquiridas antes do nascimento ou mesmo posterior a tal, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa), autoimunes (aquelas em que o sistema imunológico afeta o organismo do próprio paciente) e infectocontagiosas (causadas  por um agente biológico como vírus, bactérias ou parasitas).