Artigo sobre mineral gipsita é divulgado em publicação internacional

Autor é ex-aluno do Campus Natal-Central do IFRN

Publicada em 23/08/2022 Atualizada há 1 ano

O artigo intitulado "Aplicação do mineral gipsita na composição de materiais odontológicos: uma revisão integrativa” foi publicado na revista científica International Journal of Development Research. Ilan Gomes, que cursou o Técnico Integrado em Mineração, no período de 2017 a 2020, é graduando do curso de Odontologia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo o autor, a importância da pesquisa consistiu na aplicação do mineral em produtos e procedimentos odontológicos. Participaram do estudo, também, o docente do Campus Natal-Central (CNAT), Marcondes Mendes de Souza, as professoras da UFPB, Cláudia Melo e Carmem Piagge, e alunos da universidade. O estudo consistiu na análise bibliográfica, de forma integrativa, de tudo que foi publicado sobre o tema, por meio de uma revisão integrativa da literatura.

A pesquisa visou mostrar as múltiplas aplicações de um mineral não metálico, encontrado em grande quantidade na região do polo gesseiro do Araripe-Brasil. Esse mineral, de acordo com o pesquisador, pode ser utilizado para a promoção do bem estar corpóreo, estético, físico, social, entre outros.

De acordo com o autor, "O projeto tem a importância de realizar o apontamento, contribuindo para a comunidade acadêmica e científica, tendo em vista que o tema em questão ainda é pouco explorado. Quando encontrado na literatura é de forma dispersa”, concluiu.

Artigo completo