Aluna de Redes de Computadores apresenta artigo no "ENCOM 2020"

Evento aconteceu nos últimos dias 04, 05 e 06 de dezembro

Publicada em 07/12/2020 Atualizada há 12 meses

Estação de rastreio de satélites. Imagem cedida

De autoria da aluna do curso "Redes de Computadores", Carolyna Almeida, do Campus Natal-Central do IFRN, com co-autoria do prof. Moisés Souto (CNAT-IFRN) e de Manoel Carvalho (INPE), o artigo  “Implementação do monitoramento e segurança da rede de baixo custo em uma estação de rastreio de Satélites" foi selecionado para apresentação na 10ª edição da "Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação" (ENCOM 2020). O ENCOM 2020 é um evento científico que visa promover a geração e o desenvolvimento da pesquisa científica nacional.

O artigo trata sobre sistemas utilizados para o monitoramento e estabelecimento da política de segurança da rede de uma estação de rastreio de satélites. Os sistemas utilizados foram o Zabbix e o PfSense, ambos ​opensource implementados em hardwares preexistentes.

A necessidade do monitoramento e da segurança "surgiu a partir da elicitação de requisitos funcionais da estação, como proteção dos dados, comunicação e componentes da rede. O monitoramento e a segurança têm seu foco principal nos subsistemas que compõem a estação responsável pelo rastreio, recepção de telemetria, envio de telecomandos e armazenamentos dos dados procedentes do satélite", explicaram os autores do artigo.

O evento aconteceu virtualmente nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

extensao