Pesquisa e Inovação
Pesquisa do CNAT aborda desafios jurídicos na integração de linguagem em IA
Publicação na revista internacional "Beijing Law Review" propõe diretrizes para regulamentação da propriedade intelectual
Publicada por Romana Xavier em 16/05/2025 ― Atualizada em 16 de Maio de 2025 às 13:50
O artigo científico “Propriedade Intelectual em Modelos de Linguagem: Desafios de Titularidade na Integração de Múltiplos Bancos de Dados” foi recentemente publicado na "Beijing Law Review", revista internacional classificada com Qualis A1. O estudo analisa os desafios jurídicos e éticos associados à propriedade intelectual, no contexto da inteligência artificial (IA), com foco nos modelos de linguagem que utilizam diversas bases de dados.
A publicação é resultado do projeto "Solução Inovadora para Inteligência Artificial Generativa para Respostas Automatizadas", desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Centro de Competências em Soluções Livres do IFRN (CCSL-IFRN).
O trabalho tem autoria principal de Thiago de Bessa da Silva, servidor do Campus Natal-Central, em coautoria com os pesquisadores do IFRN Moisés Cirilo de Brito Souto, Max Miller da Silveira, Thiago Marques da Costa, Rocco Antonio Rangel Rosso Nelson e Thiago Murilo Nobrega Galvão, além de colaboradores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e do Ministério das Comunicações.
A pesquisa propõe diretrizes para a construção de um marco regulatório que promova segurança jurídica, inovação e respeito à privacidade. De acordo com o pesquisador Thiago Bessa, com o avanço dos modelos de IA, torna-se essencial estabelecer diretrizes claras para garantir tanto o desenvolvimento tecnológico quanto também a proteção de direitos. Nessa perspectiva, o artigo contribui para essa construção, ao analisar os desafios e propor caminhos para uma regulamentação mais eficiente.
Acesse:
https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=141216
- Palavras-chave:
- Pesquisa e Inovação IFRN IA Desafios Campus Natal-Central Regulamentação