Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Música

Anos dourados: 50 anos do Coral Professora Lourdes Guilherme

Música que ecoa através de gerações

Publicada por Romana Xavier em 09/05/2025 Atualizada em 9 de Maio de 2025 às 11:05

Canto que encanta e ecoa por todos os cantos da escola: ETFRN, CEFET-RN, IFRN. Não importa o nome, a nota é uma só. Afinada, ela entoa como maestra de sua própria história, dando voz a talentos que juntos celebram 50 anos do Coral de ouro do Campus Natal-Central do IFRN.

O "Coral Professora Lourdes Guilherme", que nesta última quinta-feira, 08/05, completou 50 anos de existência, recebeu este nome pelo professor Pe. Pedro Ferreira da Costa, então regente em 1975, para homenagear a professora Lourdes Guilherme, pioneira na educação musical e canto orfeônico, na Escola Industrial de Natal.

Segundo o diretor do Campus Natal-Central do IFRN "O cinquentenário do trabalho, iniciado pela professora Lourdes Guilherme, enfatiza a importância da gestão se comprometer em manter e ampliar o nosso compromisso com o desenvolvimento das atividades culturais no cnat, seja através da música, do teatro, da poesia, da dança".

Coral Lourdes Guilherme
Coral Lourdes Guilherme

E nessa baile cujas vozes embalam diferentes melodias ao longo do tempo, foram muitos os regentes que conduziram o coral: Pe. Pedro Ferreira da Costa, Glênio Manso Maciel, Pe. Pedro Ferreira da Costa, Gilson Gomes, Andre Muniz, Ana Judite de Oliveira Medeiros, além dos coros experimentais com os Profs. Valdier Jr. e Gueydson Pessoa. Em 2025, a iniciativa foi retomada com o professor Gueydson Pessoa.

Em sua formação inicial, o coro teve apenas vozes masculinas e, a partir de 1982, passou a ser misto, com vozes femininas. Composto majoritariamente por estudantes do ensino médio e técnico, também teve a participação de professores e de técnicos administrativos. Foi vencedor de prêmios nacionais em 1975 (Encontro Nacional de Coros das Escolas Técnicas), Internacional em 2004 (Encontro Internacional de Coros em São Lourenço - MG), com histórica gravação de Álbum (CD em 2009) e ainda participação em concertos temáticos e natalinos (de 1996- 2016).

De acordo com a professora Ana Judite, a contribuição no coral como regente foi decisiva para sua carreira docente: "Como regente por 22 anos, foi uma rica experiência de educação musical através do canto coral que muito contribuiu com a minha prática como professora".

Contribuição que também marcou a vida do professor aposentado Gilson Medeiros: "Em 8 de maio de 1975, reuniu-se para o seu primeiro ensaio o Coral Profa. Lourdes Guilherme, da então ETFRN, hoje IFRN. Completam-se hoje 50 anos desse momento que deu origem a um dos mais tradicionais grupos corais do Rio Grande do Norte, que começou sob a regência do Padre Pedro, hoje Mons. Pedro Ferreira", rememora o ex-regente do coral.

Segundo o docente, o coral é uma homenagem à professora Lourdes Guilherme pela sua grande contribuição à formação musical, cultural e humana de muitos jovens que puderam dele participar, ao longo destas cinco décadas.

Atualmente, os ensaios do Coral Profa. Lourdes Guilherme acontecem nas quartas-feiras, às 18h30, nas Sala do Coral do Campus Natal-Central. O tempo passou, mas a alegria e a honra em fazer parte desta história atravessam gerações: "É um orgulho participar de um coral que já tem 50 anos de existência e é uma satisfação saber que faço parte de um grupo que teve tantos regentes importantes, que deixaram sua contribuição no canto coral", contou lisonjeada, Lenilze Medeiros, aluna do coral desde o ano passado.

Palavras-chave:
IFRN CNAT 50 anos de Coral Coral

Notícias relacionadas