CONCURSO

Estudantes têm classificação destaque no concurso “Concrebol”

Competição aconteceu durante o 54º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió

Publicada em 22/11/2012 Atualizada há 1 ano

Equipe da DIACON formada por alunos, técnico de laboratório e professores. Foto cedida.

Uma equipe de alunos do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios classificou o IFRN Campus Natal Central na 8º posição do concurso “Concrebol”, promovido no 54º Congresso Brasileiro do Concreto, em Maceió (AL), do Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACOM), no período de oito a onze de outubro deste ano.

Famoso por reunir pesquisas e inovações tecnológicas de todo o Brasil, relacionadas ao concreto e seus sistemas construtivos, o Congresso realiza todos os anos o concurso estudantil “Concrebol”. Essa competição exige dos alunos a habilidade de construir uma esfera de concreto leve, com alta resistência e dimensões pré-estabelecidas, sendo avaliada sob quatro aspectos: forma, esfericidade, massa e resistência. Nesta edição, 30 instituições de ensino participaram do desafio totalizando a fabricação de 44 bolas, já que cada entidade pôde concorrer com até duas bolas.

Quanto ao resultado final da competição, o IFRN ficou entre os dez primeiros classificados, conquistando o 8º lugar no ranking e a melhor colocação entre as instituições de ensino do Norte e Nordeste.

De acordo com o professor Alexandre Spotti, diretor da Diretoria de Construção Civil (DIACON), a classificação exemplifica a boa formação dos alunos. “A classificação colocou o IFRN à frente de muitas universidades tradicionais do Sul e Sudeste, que têm amplos laboratórios, pesquisas e pós-graduações na área de concreto. O que demonstra a excelente capacidade da nossa Instituição e de nossos alunos”, afirmou.

Durante a Expotec do Campus Natal Central, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, a equipe ministrará palestras e minicursos sobre a temática. Ainda segundo o professor Alexandre Spotti, eles também estarão expondo em um stand a bola de concreto e a pista, com a trave de gol.

A equipe do Campus Natal Central foi composta pelos alunos Evilane Cássia (capitã), Hugo Diniz, Ítalo David, Othon Fagundes, Thadeu Soares, Solange Aguiar, Márcia Jordana, João Batista, Nathaly Santana, Renata Brasil, além de Gian Melo (técnico de laboratório) e orientação dos professores Valtencir Lúcio, Marcos Alyssandro, Edilberto Borja e Márcio Varela.

Confira o resultado final do Concrebol 2012!