Alunos do IFRN já podem se inscrever no Concurso Internacional de Redação de Cartas

Estudantes das redes pública e privada podem participar

Publicada em 17/02/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Concurso Internacional de Redação de Cartas paraJovens está com inscrições abertas no período de 14/02 a 25/03. O concurso épromovido todos os anos pela UPU (União Postal Universal ), a fim de promover ahabilidade dos jovens  na comunicaçãoescrita, além de intensificar as relações amistosas internacionais. Estudantescom até 15 anos de idade podem participar, desde que tenham sido selecionadosem cada etapa.

O concurso será realizado em três fases: a estadual, anacional e a internacional. No Brasil, a seleção é dividida na etapa estadual ena nacional. As escolas públicas e privadas devem selecionar as duas melhoresredações dos seus alunos para representá-las. Cada candidato deve imaginar queé uma árvore em uma floresta e escrever uma carta para alguém, explicando-lhepor que é importante proteger as florestas.

Na fase estadual, serão premiadas as três melhoresredações de cada estado e na fase nacional será escolhida apenas uma carta queirá representar o Brasil na fase internacional. Os nomes dos vencedores da FaseEstadual serão divulgados pelas Diretorias Regionais dos Correios a partir de11 de abril de 2011. Já em nível nacional, os resultados serão publicados apartir de 30 de abril no site www.correios.com.bre a premiação internacional será divulgada a partir do mês de agosto de 2011.

Confira oRegulamento abaixo:

I.Critérios de Participação:

a)Participarão estudantes com até 15 anos de idade, alunos das redes pública eprivada de ensino, por intermédio de sua escola;

b) Paraparticipar o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, onde seráescolhida a carta que irá representá-la. Só serão aceitas as redações inscritaspelas escolas;

c)Poderão ser apresentadas, no máximo, duas redações por escola, escolhidas pormeio de seleção interna;

d) Aredação deverá ser redigida em forma de carta (ou seja, começar por Caro/Cara,incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com umaassinatura), na língua portuguesa;

e) Deveráser redigida de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul;

f) Deveráser inédita, recente e estritamente relacionada ao tema.

g) Mínimode 500 e máximo de 800 palavras.

Serãoeliminadas as redações que não estiverem de acordo com os critériosestabelecidos neste item.

II.Inscrição:

a)Período: 14 de fevereiro a 25 de março de 2011;

b) Aredação deverá ser acompanhada da ficha de inscrição;

c) Naredação deverá constar o nome completo do aluno concorrente, sua idade, sérieque está cursando, o nome da escola em que estuda e sua assinatura.

III. Seleção:

a) NaFase Estadual, em cada Diretoria Regional dos Correios, serão selecionadas epremiadas as 3 melhores redações;

b) Aredação classificada em 1º lugar em cada Diretoria Regional dos Correiosconcorrerá na Fase Nacional, onde será escolhida uma carta que representará oBrasil na Fase Internacional, na Suíça.

Asredações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência como tema proposto; originalidade; criatividade; idéias expressas; vocabulário;compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

IV.Premiação:

a) ) FaseEstadual – 1º colocado: 1 Notebook e certificado. 2º e 3º colocados: 1 SomPortátil com CD/DVD, MP3 e Rádio AM/FM;

b)FaseNacional – O vencedor nacional - 1 TV de LED 32’’, troféu e certificado. Oresultado desta etapa será publicado na Revista Correio Filatélico - COFI,divulgando o aluno e a escola;

c)FaseInternacional – Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas:ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nomepublicado na revista da União Postal Universal – UPU.

Nas FasesEstadual e Nacional os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suasescolas.

Apremiação da Fase Estadual será realizada, na Diretoria Regional dos Correios,por ocasião das comemorações da Semana das Comunicações no mês de maio.

Apremiação do vencedor da Fase Nacional será realizada em 7 de outubro de 2011,na Administração Central dos Correios em Brasília, durante a solenidade decomemoração ao Dia Mundial dos Correios e à Semana Internacional da CartaEscrita. Além do estudante vencedor participarão os pais ou um responsável, odiretor da escola e o professor do aluno.

V.Resultados:

a) Osnomes dos vencedores da Fase Estadual serão divulgados pelas DiretoriasRegionais dos Correios a partir de 11 de abril de 2011;

b) Apartir de 30 de abril de 2011 os resultados nacionais do Concurso serãodivulgados no site www.correios.com.br e o resultado internacional, a partir deagosto de 2011.