FORA DE SALA

Alunos do curso Técnico de Estradas realizam aula de campo

As visitas foram feitas ao Laboratório de Engenharia de Pavimentos da UFCG, à Obra de Manutenção na BR-230/PB e à indústria Britador Caicó

Publicada em 15/08/2014 Atualizada há 1 ano

Foto cedida

Alunos do Campus Natal-Central do curso Técnico de Estradas, visitaram no período de 7 a 9 de agosto, as instalações do Laboratório de Engenharia de Pavimentos da UFCG, a obra de manutenção na rodovia BR – 434 na Paraíba e as instalações da indústria Britador Caicó. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Alexandre Pereira, Enio Amorim e João Batista da Silva.

Na visita ao Laboratório de Engenharia de Pavimentos (LEP) da UFCG, os alunos e professores do CNAT foram recebidos pelo prof. Dr. John Kennedy Guedes, responsável pelo laboratório. Na ocasião, foram apresentados os ensaios realizados pelos pesquisadores do LEP, sendo estes considerados no meio rodoviário como ensaios de referência na área da pavimentação. Com destaque aos ensaios de resiliência e avaliação estrutural de pavimentos, bem como de caracterização de materiais e misturas betuminosas.

Foram discutidos temas relacionados com a obra de duplicação da BR-101/RN e do Contorno Rodoviário do Município de Caicó/RN na BR-427. Como também, os projetos de melhorias nas travessias urbanas de Natal e de Parnamirim na BR-101/RN e sobre a obra de duplicação da BR-304/RN (Reta Tabajara).

A aula de campo prosseguiu com uma visita às obras de manutenção rodoviária na BR-230/PB, relativas à contratação de empresa para execução de obras de recuperação, restauração e manutenção rodoviária (CREMA 2ª etapa) no trecho entre as cidades de Patos e Sousa no estado da Paraíba. Nessa visita os estudantes foram acompanhados por representantes da Unidade Local do DNIT em Patos/PB e da empresa supervisora da execução dos serviços.

Daí seguiram para o canteiro de obras do consórcio da empresa executora das obras na BR-230/PB, no qual puderam observar o funcionamento e características da usina de asfalto e do laboratório de controle de qualidade de materiais.

No último dia da aula de campo, os estudantes e professores do Campus Central visitaram as instalações da empresa Britador Caicó, unidade industrial de produção de brita, nas quais foram abordadas as diversas questões relacionadas com a organização da empresa, as operações de lavra e beneficiamento, controle de qualidade, segurança no trabalho e meio ambiente.

A aula propiciou aos alunos o exercício prático de conteúdos de diversas disciplinas do curso, principalmente sobre elementos de projeto geométrico de rodovias, construção de estradas/máquinas e equipamentos, transportes e tráfego, estradas e meio ambiente e sobre pavimentação, sendo fundamental para a consolidação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.