Alunos participam de palestra sobre o Centro de Zoonoses

Palestra apresenta os programas e atividades desenvolvidas pelo CCZN

Publicada em 12/11/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos concluintesdo curso de Controle ambiental participam, neste momento, de uma mesa redonda sobrea atuação do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZN), no miniauditóriodo Campus Natal-Central. O objetivo é que o diretor do CCZN, Diógenes Soares daSilva, e os coordenadores de diversos programas, falem sobre a instituição eapresentem os programas aos alunos. A atividade faz parte da disciplinaVigilância Sanitária Ambiental, lecionada pela professora SocorroDiógenes.

O contato dosalunos com o centro de zoonoses faz parte da prática do curso há algum tempo.Mas a vinda dos profissionais ao Instituto acontece pela primeira vez. Segundoa professora Socorro Diógenes, este momento, além de fazer parte da metodologiateórico-prática aplicada no IFRN, tem o objetivo de formar multiplicadores maisconscientes sobre o controle de doenças. “Para evitar algumas doençastransmitidas pelos animais é fundamental a orientação”, disse Socorro.

O Chefe do CCZN,Diógenes Soares, acredita que este momento de interatividade com os alunos sejapositivo, pois “um dos papéis do Centro é educar. Estamos formandomultiplicadores que ajudem a população a acatar as ações desenvolvidas pelaCCZN”, explicou. E acrescentou que as campanhas e os programas específicos,como o da dengue, são importantíssimos quanto ao esclarecimento dos cuidadosque a população deve ter em seu dia a dia.

A aluna doterceiro período do curso Técnico Subsequente em Controle Ambiental,Isabele Viana, está empolgada com as possibilidades descobertas através dapalestra. “É muito bom saber sobre mais um campo de trabalho, entender quepodemos atuar como assistente de algum destes programas”. E se preocupa com afalta de informação da sociedade sobre o controle de endemias: “o que chamaatenção nestes dados fornecidos pelo Centro de Zoonoses é que certas doençaspodem ser até evitadas, mas não é porque as pessoas ainda não sabem como lidarcom isso”.