MUNDO
Alunos do CNAT falam da importância do Dia Mundial da Água
Data comemorativa foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992
Publicada em 22/03/2016 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:25

É possível viver sem água? A importância desse bem vira o centro do debate nesta terça-feira (22), isso porque hoje é comemorado o Dia Mundial da Água.
A data comemorativa foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito desse valioso líquido.
A substância, líquida e incolor, insípida e inodora, mantem o corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a temperatura e participa de reações químicas. Esses são apenas alguns benefícios.
No Campus Natal Central do IFRN, os alunos lembraram do dia e mais do que isso, da importância da grande homenageada.
“Quase 70% do nosso corpo é formado por água e para desidratar é muito fácil. Devemos passar o dia inteiro bebendo água, comendo alimentos que contenha água, justamente para não desidratarmos”, lembrou a aluna de Geologia - Jéssica Galdino.
A estudante do curso Técnico de Manutenção e Suporte para Internet, Ariene Evellyn, também falou da água. “É algo que está diariamente em nossa vida. Precisamos para beber, cozinhar, tomar banho, por isso ela é muito importante”, disse.
Questionada sobre o que faz para utilizar da melhor maneira possível a substância, ela enfatizou: “Para utilizar da melhor maneira possível tento passar o mínimo de tempo no banho. Ninguém quer ficar sujo, com fome ou sede, né?".
Declaração Universal dos Direitos da Água
No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
- Palavras-chave:
- ensino