Tecnologia

Alunos do CNAT desenvolvem sistema de monitoramento de vagas preferenciais em estacionamentos

O projeto concorrerá ao I Prêmio IFRN CNAT

Publicada em 06/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Catarina Freitas

As vagas preferenciais em estacionamentos são regulamentadas por lei e pretendem garantir a facilidade de acesso por parte de idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Pensando nisso, os alunos Alana Larissa, Lorena Cyntia (ambas do Técnico Integrado em Edificações) e Helanio Hércules (de Licenciatura em Física) inscreveram-se no I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova com o projeto “Monitoramento de vagas preferenciais por Sistema Eletrônico”.

I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova pretende fomentar o empreendedorismo inovador e trazer melhorias para o ambiente escolar ou para a sociedade, cujas inscrições acontecem até o dia 13 de fevereiro. Essa matéria inaugura uma série de reportagens para apresentar os concorrentes.

O projeto de Alana Larissa, Lorena Cyntia e Helanio Hércules, ainda em fase de protótipo, tem o objetivo de contribuir para a manutenção e o respeito à cidadania, com o controle das vagas preferenciais nos estacionamentos públicos. O produto é formado por dois componentes eletrônicos, chamados arduíno e rele, os quais estariam presentes nas placas das vagas preferenciais. Por sua vez, os carros que fossem destinados a essas vagas possuiriam um sensor de identificação. Já os carros sem o sensor, ou seja, aqueles destinados às vagas comuns, ao estacionar, seria acionado um alarme, identificando a ação irregular do motorista.

Os estudantes são bolsistas do Laboratório de Física do campus e orientados pelo Técnico de laboratório, Jailson Luís. Segundo os alunos, o IFRN contribuiu fundamentalmente para a aquisição de conhecimentos específicos na temática do projeto, bem como no incentivo a criar novas tecnologias. Dessa forma, eles desenvolveram dentro de um mês o protótipo para concorrer ao prêmio e aperfeiçoá-lo durante o ano. Além disso, a instalação do sistema no estacionamento do IFRN é uma de suas metas.