PESQUISA

Alunos do Campus Natal-Central têm trabalhos aprovados em Congresso da ABES

29 artigos completos foram aprovados

Publicada por Davi Silva em 11/04/2023 Atualizada há 1 ano, 2 meses

Artigos de estudantes dos Cursos Superiores de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Tecnologia em Gestão Ambiental e do Mestrado em Uso Sustentável dos Recursos Naturais, foram aprovados no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA).

O Congresso, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é considerado o evento mais importante no segmento de saneamento ambiental do Brasil, e referência para o meio acadêmico.

Após dois anos sem a realização do evento, de forma presencial, o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) deverá acontecer de 21 a 24 de maio, em Belo Horizonte e garantirá a presença de profissionais renomados. A ampla programação contará com discussões a partir de apresentação de painéis e de centenas de trabalhos técnico-científicos.

Dos 35 (trinta e cinco) trabalhos submetidos por alunos do Campus Natal-Central do IFRN, 29 (vinte e nove) foram aceitos. Desses, 6 (seis) apresentações orais e 23 (vinte e três) pôsteres, com foco nos desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade, temas que serão discutidos nesta edição do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.

De acordo com a professora do Campus Natal-Central do IFRN e coordenadora do Curso Superior de Engenharia Sanitária e Ambiental, dra Dayana Torres, "A publicação de artigos e a participação em eventos são oportunidades para os alunos conhecerem melhor as áreas de atuação do seu curso, além de viabilizar sua inserção no meio acadêmico. O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é o maior evento da área no Brasil e um dos maiores do mundo, o que possibilita aos estudantes aquisição de conhecimentos, discussão de temáticas com grandes autoridades da área sanitária e ambiental, além do networking com diversos profissionais".

Já para o professor dr Cleonilson Mafra, da Diretoria de Recursos Naturais, um dos autores de quatro das apresentações orais e de treze pôsteres, “O IFRN é um ambiente cheio de oportunidades de aprendizado e a sala de aula é apenas parte de tudo que ele pode oferecer aos alunos. Eventos, projetos de pesquisa e extensão, grupos de pesquisa e outras atividades ajudam a conectar conhecimentos e acrescentam experiência aos estudantes. O congresso da ABES é um evento que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de alto impacto na pesquisa brasileira. A vantagem de apresentar um pôster ou uma comunicação oral é que você mostra para outros estudiosos da área o que está produzindo entre as paredes do IFRN e realizando um possível network. E viver a experiência da graduação de forma completa vai além do mercado de trabalho. Afinal, acrescenta uma bagagem cultural e acadêmica, que pode ser aproveitada de diversas formas”. Mafra conclui que a aprovação dos artigos completos, no evento, ratifica esse pensamento.

Paralelamente ao evento, acontecerá a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, que deve reunir fornecedores, materiais e equipamentos do setor de saneamento.

Acesse:

Lista de trabalhos aprovados - Congresso ABES