Empreendedorismo

Projeto "EVA- Cleaning Water" ficou entre os 15 finalistas de todo o país

Publicada em 28/10/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Fanpage do IFRN Natal Central

O projeto empreendedor "EVA- Cleaning Water", dos estudantes Vanderli Dantas e Jupiara Lima, do Curso Tecnológico de Comércio Exterior, do Campus Natal Central, ficou classificado entre os 15 finalistas da última fase do Prêmio Santander Empreendedorismo. Eles foram os únicos representantes do nordeste, segundo a comissão avaliadora. O projeto, que foi selecionado entre 20.106 inscritos no Brasil, foi orientado pela professora Lúcia Lúcio.

O prêmio, que visa estimular estudantes com atitudes empreendedoras, através do reconhecimento de projetos focados em oportunidades de negócio, teve sua cerimônia de premiação ontem (05), em São Paulo. Os alunos do IFRN, que chegaram na fase final marcaram presença na solenidade.

A ideia do projeto consiste em um equipamento, desenvolvido pelos alunos, que limpa a água servida ou salinizada, por meio da evaporação e condensação, possibilitando novos usos para essa. Com o diferencial de ter um design inovador e, composto por materiais reciclados (garrafas Pet – Polietileno e outros tipos plásticos), o aparelho envolve formas geométricas e técnicas que dobram a capacidade de absorção de calor solar tornando-o mais eficiente, acelerando o processo de evaporação e filtragem da água. Assim, o EVA ocupa uma cubagem determinada que por si só já funcionaria de forma eficiente, mas que, devido a uma nova técnica de absorção de calor, consegue-se dobrar sua capacidade utilizando a mesma cubagem original.