ONFIL

Alunos do Campus Natal-Central se destacam na etapa regional da I Olimpíada Nacional de Filosofia

Estudantes conquistam Menção Honrosa e garantem vaga na Olimpíada Internacional de Filosofia.

Publicada por Davi Silva em 11/08/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

No dia 28 de junho, a etapa regional da I Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL) foi finalizada. A prova foi aplicada no Campus Natal-Central pela professora de Filosofia Jaqueline Engelmann e contou com a participação de 5 alunos do IFRN, dois do Campus João Câmara e três do Campus Natal-Central.

Após uma criteriosa avaliação, realizada por mais de 200 professores de universidades de todo o Brasil, dois alunos receberam Menção Honrosa e, assim, estão também classificados para a etapa nacional da ONFIL, classificatória para a próxima edição da IPO (Olimpíada Internacional de Filosofia). Os resultados foram publicados na página da ONFIL, acessível no final desta matéria.

Sarah Victória, estudante do 3ª ano do curso técnico integrado em Edificações, já havia participado de olimpíadas em outras áreas do conhecimento, mas escrever um ensaio filosófico era algo inédito em sua vida. Por meio de uma pesquisa na internet, ela acabou descobrindo a ONFIL. Pensou um pouco e decidiu arriscar. "Pedi ao professor Pablo Capistrano para me inscrever", ela conta - e assim foi feito.

A preparação para a escrita do trabalho se deu por meio de vídeos, de textos estudados em sala de aula e dos próprios ensaios premiados pela IPO. "Quando percebi que meu texto tinha ficado bom, eu comecei a ter esperança de receber alguma medalha e ser classificada", lembra Sarah. Muito ansiosa, acessou inúmeras vezes o site da ONFIL no dia do resultado. Deu certo: em sua estreia, ela se classificou entre os 15 melhores estudantes do nordeste.

A atenção de Sarah agora está voltada para um novo desafio: a seletiva nacional, que acontece de 17 a 20 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria, para participação na 33ª edição da International Philosophy Olympiad. A nova etapa envolve outras habilidades, como a preparação do ensaio em inglês e, naturalmente, a evolução do seu conhecimento sobre filosofia. A expectativa é de, se tudo der certo, estar presente na próxima IPO, que acontece na Itália. Mas a estudante garante que a trajetória até aqui já valeu a pena. "É um sentimento bom, de orgulho por poder participar deste momento histórico, onde surgiu mais uma olimpíada de conhecimento no Brasil. Participar da primeira edição me deixou honrada", conclui.

IFRN: um espaço filosófico

Outro aluno selecionado para a etapa nacional foi Marcos Vinicios, estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Edificações. Ele conta que seu primeiro contato com a filosofia foi durante as aulas no IFRN. "Eu tive aulas de Introdução à Filosofia com a professora Jaqueline Engelmann e foi uma experiência totalmente gratificante, mudou a minha vida de uma maneira imensa", relata o estudante de 16 anos.

Essa vivência o permitiu desenvolver e expandir seu conhecimento e de análise crítica da realidade. Para Marcos, representar o Campus Natal-Central é algo especial, mas, em sua jornada acadêmica, o simples despertar causado pelas aulas de filosofia tem um preço inestimável. "O que o IFRN me proporcionou, o contato com a filosofia nas aulas com a professora Jaqueline, foi estarrecedor, foi fabuloso. Porque eu tive acesso a uma coisa que há muito eu havia perdido, chamada curiosidade", lembra.

Jaqueline Engelmann, professora de filosofia do IFRN, também destaca o apreço do IFRN pela disciplina, apesar das diversas adversidades enfrentadas no decorrer dos anos. Segundo ela, que leciona no CNAT há 15 anos, a instituição sempre valorizou a disciplina como uma parte essencial do currículo acadêmico. "É justo dizer que a instituição nunca colocou em cogitação retirar a filosofia do quadro de disciplinas, mesmo quando ela deixou de tornar-se obrigatória por parte do governo. O compromisso do IFRN com a filosofia permanece inabalável, refletindo o respeito pela importância da reflexão crítica no processo educacional", reconheceu.

Acesse:

Site da Olimpíada Nacional de Filosofia