MOSTRA TECNOLÓGICA

Alunos do Campus Natal-Central são premiados no CONGIC

Evento aconteceu de 7 a 9 de agosto no Campus Pau dos Ferros

Publicada em 13/08/2014 Atualizada há 1 ano

O Diretor do Campus Central José Arnóbio parabeniza o prof. Ivanilson Júnior, André Firmino e os alunos do Nível Médio Técnico premiados no X CONGIC. Foto: Daniele Monte

O Campus Natal Central foi premiado com o terceiro lugar na categoria Nível Médio Técnico no X Congresso de Iniciação Científica do IFRN, realizado de 7 a 9 de agosto no Campus Pau dos Ferros. O projeto premiado foi “Monitoramento de acumuladores de água usando arduíno”, desenvolvido pelos alunos Liliane Soares Bezerra, Maria Clara Silva de Melo e Lucas Soares Barros, orientados pelo professor Ivanilson Franca Júnior. Os vencedores participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece anualmente em Novo Hamburgo/RS.

Trata-se de um dispositivo que consegue estimar quantos litros de água há em um reservatório. Esse dispositivo será implantado no IFRN para controlar o consumo de água no instituto. O controle será possível por meio do arduíno, uma plataforma de desenvolvimento utilizada pela informática para criação de objetos interativos independentes monitorados por um computador de forma facilitada.

A delegação do Campus Central foi para o CONGIC com 65 alunos e 3 servidores. A coordenação da delegação e a representação da Diretoria de Pesquisa e Inovação do CNAT foram feitas por André Luís Firmino, substituto eventual da respectiva diretoria.

O encerramento do congresso foi realizado no dia 9 de agosto com a premiação dos trabalhos vencedores e contou com a presença da Coordenadora de Pesquisa do Campus Pau dos Ferros, Viviane Ferreira de Medeiros, da Diretora-Geral do Campus Pau dos Ferros, Antônia Francimar da Silva, do Pró-Reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Pereira Leite e do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkatt.

O Pró-Reitor de Pesquisa lembrou a importância da Mostra Tecnológica para o desenvolvimento da ciência, enquanto o Pró-Reitor de Planejamento declarou a satisfação em ver o auditório lotado para o encerramento do evento, segundo ele, um dos sinais do sucesso obtido pelo Congresso. Durante os três dias de CONGIC, foram apresentados 297 banners, 72 trabalhos orais e 27 projetos na Mostra Tecnológica.

- Trabalhos premiados no Congresso:

NÍVEL SUPERIOR

PRIMEIRO LUGAR: Sistema de informatização de agentes de endemias: módulo móvel, do aluno Francisco Evangilo Pereira, com orientação de Demétrios Araújo Coutinho. O trabalho é do Campus Pau dos Ferros e os vencedores conquistam uma viagem de 15 dias para o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em Portugal.

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO

QUARTO LUGAR: Reciclagem de papel - aproveitamento de resíduo e inovação tecnológica, de Ian Rassari do Amaral; Júlia Caroline de Carvalho e Stella Layse da Silva Lima, com orientação de Roberto Rodrigues Lima, do Campus Natal-Zona Norte. Os vencedores participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (mostratec), que acontece anualmente em Novo Hamburgo-RS.

TERCEIRO LUGAR: Monitoramento de acumuladores de água usando arduíno, de Liliane Soares Bezerra; Maria Clara Silva de Melo e Lucas Soares Barros, orientados por Ivanilson Franca Júnior. O trabalho é do Campus Natal-Central e os vencedores também participarão da Mostratec.

SEGUNDO LUGAR: Cão Guia: protótipo robótico para uxílio na mobilidade de deficientes visuais, de Irene Ginanni Costa Pinheiro, orientada por Alba Sandyra Bezerra Lopes e coorientada por Edmilson Barbalho Neto. O trabalho, do Campus João Câmara, conquista participação na 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontece na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP.

PRIMEIRO LUGAR: A robótica educacional como interseção entre disciplinas do Curso Técnico de Informática, de Hugo Granjeiro Fontes; Paola da Silva Oliveira; Lucas Danrley de Souza, orientados por Manoel do Bonfim de Aquino. O trabalho, do Campus Pau dos Ferros, também adquire o direito de participar da Febrace, em São Paulo.

A delegação do Campus Natal Central contou com a participação de 65 alunos e três servidores, que viajaram para a cidade de Pau dos Ferros sob a coordenação do substituto eventual da Diretoria de Pesquisa e Inovação, André Luiz Firmino.