Empreendedorismo

Projeto está entre os 15 finalistas de todo o país

Publicada em 06/10/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Imagem: Google

O projeto empreendedor "EVA- Cleaning Water", dos estudantes Vanderli Dantas e Jupiara Lima, do Curso Tecnológico de Comércio Exterior, do Campus Natal Central, foi classificado para a última fase do Prêmio Santander Empreendedorismo, entre 15 finalistas. Único representante do nordeste, segundo a comissão avaliadora, o projeto, sob a orientação da professora Lúcia Lúcio, foi selecionado entre 20.106 inscritos, de todo o Brasil.

Os alunos, empreendedores do projeto finalista, vão para São Paulo no próximo dia 03/11 para um treinamento, referente à apresentação do mesmo. A cerimônia de premiação será na quarta-feira, 05/11, e visa estimular estudantes com atitudes empreendedoras, através do reconhecimento de projetos focados em oportunidades de negócio.

A ideia do projeto consiste em um equipamento, desenvolvido pelos alunos, que limpa a água servida ou salinizada, por meio da evaporação e condensação, possibilitando novos usos para essa. Com o diferencial de ter um design inovador e, composto por materiais reciclados (garrafas Pet – Polietileno e outros tipos plásticos), o aparelho envolve formas geométricas e técnicas que dobram a capacidade de absorção de calor solar tornando-o mais eficiente, acelerando o processo de evaporação e filtragem da água. Assim, o EVA ocupa uma cubagem determinada que por si só já funcionaria de forma eficiente, mas que, devido a uma nova técnica de absorção de calor, consegue-se dobrar sua capacidade utilizando a mesma cubagem original.