Alunos de Geologia reivindicam volta das aulas de campo

Direção do Campus vai estabelecer normas para regularizá-las

Publicada em 22/03/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os estudantes do curso técnico integrado em Geologia e Mineração do Campus Natal-Central estão reivindicando a volta das aulas de campo. Para os alunos, elas são uma forma de requerer uma atividade extra-classe importante na formação do técnico em geologia e mineração.

"O curso precisa de um embasamento prático. Está previsto, inclusive, no nosso plano curricular", disse Stone Sam, um dos estudantes da turma que, na quinta-feira, 18, foi à direção fazer o pedido ao diretor do campus, Enilson Araújo Pereira. Desde o 2º ano de curso os alunos têm aulas de campo. A turma de Stone, por exemplo, já viajou para conhecer a Mina Brejuí, em CurraisNovos, e fez outra viagem de estudos para Caicó, na região do Seridónorte-rio-grandense.

"Nossos professores estão com receio de que possam acontecer acidentes durante as nossas viagens de campo”, completa o estudante Helisson Camargo.

Aulas serão retomadas

O diretor do Campus, Enilson Araújo Pereira, não pôde receber os alunos na quinta-feira porque estava em Brasília, a serviço do Instituto Federal. O chefe de gabinete, Aurir Marcelino dos Santos, recebeu os estudantes e disse que já foi feita a solicitação de autorização para que a situação seja regularizada. “Será contratada uma prestadora de serviços que dê cobertura de seguro contra acidentes pessoais”, afirmou. “Talvez seja dispensável até mesmo a licitação, por causa da urgência, necessidade e importância dessas viagens para os alunos”.

Nesta segunda-feira, 22, o diretor do Campus Natal-Central, Enilson Araújo Pereira, disse que as normas que regulamentam as aulas de campo no IFRN já foram discutidas no comitê de ensino, com representantes das equipes pedagógicas e diretorias acadêmicas de todos os campi. “Estas normas já estão prontas e, para efetivação, serão encaminhadas pela Pró-Reitoria de Ensino para apreciação de pauta na próxima reunião do Colégio de Dirigentes”, declarou.