PESQUISA

Alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental apresentam artigo sobre poluição litorânea em evento nacional

Evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, de forma remota

Publicada em 23/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Um grupo de estudantes do Curso Superior de Engenharia Sanitária e Ambiental teve um trabalho aprovado no 18º Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poços de Caldas, que esse ano ocorrerá em formato virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. O artigo, intitulado como “Contaminação por óleo (2019) e resíduos sólidos (2021) no litoral do Nordeste”, teve a participação da professora Ana Karla Costa de Oliveira como orientadora do grupo. Os discentes co-autores do trabalho foram Lana Machado Alves, Ítalo Felipe da Silva, Weslley de Andrade Silva e Paula Christine Dantas de Lima Pereira.

O método utilizado pelos alunos pesquisadores envolveu a busca de notícias em periódicos e portais de notícias locais, para fazer um levantamento de casos e identificar as aparições de manchas de óleos e resíduos sólidos no litoral da região nordestina do Brasil. Também foram analisadas em laboratório algumas amostras obtidas por meio de coleta na praia de Tabatinga, localizada no município de Nísia Floresta/RN. Outra parte da pesquisa, se deu através da criação de um questionário com o intuito de verificar se a população tinha ciência dos problemas de ordem sanitária, ambiental e de saúde que a questão envolve, abrangendo um total de 312 pessoas.

A conclusão do trabalho apontou que as amostras das áreas coletadas apresentavam padrão baixo de qualidade da água do mar, sendo impróprio para o banho. Ainda que o assunto tenha tido ampla divulgação nos meios de comunicação de massa, cerca de 1/5 das pessoas que responderam o questionário, sequer tinham conhecimento dessas contaminações. Segundo a professora Ana Karla, o tema estudado é importante frente aos últimos acontecimentos de contaminação por óleo e resíduos sólidos no litoral nordestino, que prejudicam a qualidade ambiental dos ambientes costeiros, bem como a economia dos municípios afetados. Além do turismo, da fauna e do local de pesca, os efeitos do petróleo e resíduos podem gerar grandes impactos ambientais e socioeconômicos para os moradores da região costeira.

servidores