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Evento

Alunos de Engenharia de Energia do CNAT apresentam pesquisas no COBENGE 2025

Estudantes participaram do maior congresso de educação em engenharia do país com trabalhos sobre energia limpa, currículo técnico e trajetória do curso

Publicada por Romana Xavier em 22/09/2025 Atualizada em 22 de Setembro de 2025 às 15:40

Entre os dias 15 e 18 de setembro de 2025, alunos e professores do curso de Engenharia de Energia do Campus Natal-Central do IFRN participaram do 53º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e do VIII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (COBENGE 2025), realizado presencialmente na PUC-Campinas, em Campinas (SP). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), é considerado o maior encontro científico da área no Brasil e reuniu trabalhos de diversas instituições nacionais e internacionais.

O Campus Natal-Central do IFRN esteve representado com quatro pesquisas, desenvolvidas com apoio institucional e fomento do Campus. Uma delas, intitulada “Automatização do processo de resfriamento e higienização de módulos fotovoltaicos no IFRN – Campus Natal-Central”, de autoria de Kátia Kellen Martins de França, Flávia do Nascimento Pereira e Antônio Marques dos Santos, propôs o uso da água condensada dos aparelhos de ar-condicionado da instituição para resfriar e higienizar painéis solares. A solução tem como objetivo reduzir perdas de eficiência, aumentar a vida útil dos módulos e promover práticas sustentáveis no campus.

Outro destaque foi o trabalho “Formação técnica em Eletrotécnica e a transição energética: o caso da energia eólica no currículo do curso técnico do IFRN”, de Gabriel França Dantas de Oliveira, Marcus Vinicius Araújo Fernandes, Amanda Gabriele Barreto dos Santos, Bianca Souto Lopes da Silva e Kátia Kellen Martins de França. A pesquisa investigou a percepção de docentes e discentes sobre a inserção da energia eólica nos cursos técnicos, apontando a necessidade de maior aprofundamento teórico e prático, bem como de parcerias com empresas do setor.

Com foco na trajetória institucional, o artigo “Uma década de formação em Engenharia de Energia no IFRN-CNAT: análise do perfil discente e potencial formação em um curso pioneiro”, assinado por Kátia Kellen Martins de França e Marcus Vinicius Araújo Fernandes, analisou os dez primeiros anos do curso, destacando a diversidade socioeconômica dos estudantes e os desafios relacionados à evasão, sobretudo nos primeiros semestres.

Já a pesquisa “Proposta de ensaio laboratorial de Geradores Síncronos de Ímã Permanente no ensino de energia eólica”, de Victor Cesar Pacheco Paiva e Marcus Vinicius Araújo Fernandes, trouxe uma proposta didática relativa à Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), alinhada à demanda crescente por profissionais qualificados no setor eólico, especialmente em projetos offshore no Brasil.

Para a professora Kátia Kellen Martins de França, a participação dos alunos em um congresso dessa dimensão amplia a formação para além dos muros da instituição: A vivência no COBENGE possibilita não apenas a socialização de resultados de pesquisas, mas também o fortalecimento da formação profissional e a consolidação de saberes que se constroem de forma coletiva e interdisciplinar.

O professor Marcus Vinicius Fernandes também destacou o impacto dessa presença acadêmica: A participação de nossos alunos no COBENGE 2025 mostra como o curso de Engenharia de Energia tem buscado alinhar teoria e prática, aproximando a formação acadêmica das demandas reais do setor. Esse movimento contribui não apenas para a melhoria contínua do curso, mas também para o fortalecimento das engenharias dentro do campus”.

Com a apresentação de trabalhos que transitam entre inovação tecnológica, currículo educacional e análise institucional, o CNAT reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais preparados para os desafios da transição energética e da sustentabilidade no século XXI.

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