Alunos da rede municipal participam de curso sobre Metrologia Linear na DIACIN

Mostra dos materiais produzidos pelos alunos marcará o encerramento do curso

Publicada em 15/09/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Projeto de professora do IFRN está despertando interesse dos alunos da rede municipal de ensino no estudo das medidas. Foto: SME

Um assunto que pode parecer complicado agora é visto com outros olhos pelos alunos da Escola Municipal Professor Varela Cavalcanti. Em uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, os estudantes dessa escola estão desvendando os mistérios da Metrologia Linear – que é a ciência das medidas e das medições - durante um curso idealizado pela professora Maria Rosimar de Souza, da Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN).

Os encontros são quinzenais e tem como principal objetivo levar noções básicas da Metrologia Linear para os alunos do Ensino Fundamental. O curso vai ter duração de seis meses e o encerramento vai acontecer com uma mostra dos materiais produzidos pelos alunos durante o processo de aprendizagem.

De acordo com a professora Rosimar, o projeto foi idealizado com a perspectiva de despertar nos alunos a curiosidade por profissões das áreas tecnológicas e exatas. “A Metrologia parece complicada, mas é uma coisa muito simples e sobretudo essencial. Não acredito que exista um bom engenheiro, mecânico ou qualquer profissional da área que não tenha noções de Metrologia. Por isso, o desejo de levar esse conhecimento aos alunos”, ressalta a professora.

Para o estudante Edmilson Costa Silva, de 16 anos, a experiência está sendo maravilhosa. “Além de aprender algo novo, o curso ainda facilita meu entendimento com a Matemática. Estou adorando o projeto”, disse o adolescente.

Quem também se mostrou bastante interessado foi Lucas da Silva de 14 anos, que já relata que a oportunidade trouxe benefícios para o aprendizado dele em sala de aula. “Aqui aprendo coisas que facilitam bastante na minha sala de aula”, explica.

Ainda de acordo com a professora Rosimar, o projeto pretende levar além do conhecimento, o desejo e a curiosidade dos alunos para outras conquistas, destacando que ao concluírem o Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Natal, eles podem participar do processo de seleção do IFRN.

Metrologia

A Metrologia está presente no cotidiano de qualquer pessoa. Hoje, por exemplo, o padrão do metro em vigor no Brasil e recomendado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é baseado na velocidade da luz, de acordo com decisão da 17ª Conferência Geral dos Pesos e Medidas de 1983.

Da Secretaria Municipal de Educação de Natal