WWDC 2022

Aluno do CNAT tem aplicativo selecionado para a WWDC 2022

Aplicativo desenvolvido pelo estudante tem como tema central a Floresta Amazônica

Publicada em 30/08/2022 Atualizada há 1 ano

A conferência anual "Worldwide Developers Conference 2022", realizada na Califórnia, no último dia 06 de junho, foi totalmente on-line devido à pandemia de Covid-19. Na ocasião, o aplicativo do aluno João Carlos Magalhães, do curso de Informática para Internet, do Campus Natal-Central, foi selecionado no último "Swift Student Challenge", desafio da  Apple que premia os melhores aplicativos desenvolvidos por jovens do mundo inteiro.

Por causa da seleção, o aluno teve contato com 10 engenheiros da empresa por vídeo chamada para tirar dúvidas. Segundo ele, "Foi uma experiência única, os desenvolvedores possuíam nacionalidades diferentes e tinham pessoas que trabalhavam na Apple há mais de 15 anos. Eles me deram sugestões de projetos de programação para eu praticar e conselhos para minha futura carreira profissional".

Segundo o estudante, o foco do projeto foi tornar o aplicativo didático e de fácil entendimento: "O diferencial é explorar a experiência do usuário, então toda a programação foi pensada, nos mínimos detalhes, para promover as melhores interações na tela. Desde criança, eu mostrava interesse nos produtos da Apple. Eu não tinha muito conhecimento em programação, mas já ajudava meus familiares a aproveitar todos os recursos que o IPhone oferece. Em 2021, eu decidi direcionar minha atenção para as tecnologias utilizadas no desenvolvimento de aplicativos da empresa e iniciei a construção do WildTime, um app voltado para o público infanto-juvenil, que tem como tema central a Floresta Amazônica"

O aplicativo WildTime surgiu com o propósito de educação ambiental: "Com a Floresta Amazônica, como assunto principal, eu quis desenvolver com o meu projeto uma educação ambiental sobre a conservação da floresta. O aplicativo possui um viés educativo e conta com quadros de atividades interativas, com vários efeitos visuais e sonoros, visando motivar os pequenos com reforços positivos, ao fim de cada tarefa".