Alimentos orgânicos: como reconhecer e valorizar o estilo de vida saudável

Grupo divulga critérios para saber se um alimento é ou não orgânico

Publicada em 24/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O grupo de estudantes do curso de Controle Ambiental, da Diretoria de Recursos Naturais do Campus Natal-Central, pesquisou os alimentos orgânicos. Muito se fala em alimentos orgânicos, mas são poucas as pessoas que sabem reconhecê-los. Com o objetivo de disseminar esse conhecimento e ajudar na divulgação dos alimentos saudáveis, os estudantes da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN) realizaram pesquisa sobre o tema.

"Os alimentos mais divulgados e conhecidos da maioria são as frutas, legumes, no entanto, as próprias carnes também podem ser classificadas como orgânicas. Para que um produto seja considerado orgânico, ele precisa se enquadrar em determinados critérios como: ser livre de agrotóxicos, fertilizantes e conservantes. Por exemplo, na criação de galinhas, podem ser consideradas orgânicas aquelas que são criadas em espaços maiores, ou seja, tratadas com qualidade de vida, de maneira que não haja estresse para que elas ponham ovos. Do mesmo jeito, com as carnes bovinas, os animais precisam ser criados em lugares espaçosos e com ração orgânica.", explicou a estudante Jéssica Bruna.

De acordo com a aluna Rayssa Acácia, vários produtos orgânicos já possuem o selo de certificação atestando a natureza orgânica do alimento, o que não é uma obrigação normativa: "A Associação Brasileira de Agropecuária fiscaliza a autenticidade desse selo, no entanto, não existe obrigatoriedade da existência deles nos produtos, por isso há alimentos que têm certificação enquanto outras marcas não possuem. Por isso, o fato de não ter a certificação não significa necessariamente que não sejam orgânicos."

O grupo de pesquisa, que foi coordenado pela professora de Biologia, Maria da Glória Fernandes, teve a colaboração dos estudantes Jéssica Bruna, Rayssa Acácia, Ana Cláudia e Tainara Merli.