Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Agosto Lilás: NUARTE e "Mulherio das Letras" fazem evento alusivo à violência doméstica

Iniciativa ocorrerá no dia 30 de Agosto

Publicada por Romana Xavier em 27/08/2025 Atualizada em 27 de Agosto de 2025 às 13:28

No próximo dia 30 de agosto de 2025, o "Mulherio das Letras Nísia Floresta", em parceria com o Núcleo de Arte (NUARTE) do Campus Natal-Central do IFRN e com a Livraria Nobel do Praia Shopping, realiza uma programação especial alusiva ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica. O evento é gratuito, tem vagas limitadas, oferecerá certificado de participação e contará com atrações artísticas e debate literário.

A abertura ficará por conta da cantora Olívia Luz, integrante da Orquestra Jovem do IFRN, que se apresenta em voz e violão com composições de Rita Lee, reforçando através da música os recados desse mês de conscientização. Em seguida, o "Clube de Leitura Elas por Elas" discutirá a obra Ela nasceu lilás, da escritora Leila Tabosa, sob a mediação da também escritora Kalina Paiva.

A autora estará presente para compartilhar o processo criativo e o contexto dos 16 contos que compõem o livro, indicado pelo Governo do Estado do RN em uma cartilha de enfrentamento à violência de gênero. As narrativas trazem à tona o cotidiano de mulheres nordestinas e periféricas, reforçando a importância da literatura como instrumento de denúncia e reflexão.

Nascida na periferia de Fortaleza e atualmente professora doutora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Leila Tabosa trilhou um percurso marcado pela superação: conciliou estudos, maternidade e trabalho em diferentes áreas até ingressar no ensino superior, onde construiu toda sua formação acadêmica em universidades federais. Além de "Ela nasceu lilás", é autora de "O Levante das águas (2025, Urutau).

O debate contará ainda com a presença da promotora de Justiça e professora da UFRN, Érica Canuto, referência nacional no área do Direito das Mulheres, com ênfase em violência familiar e Direito das Famílias. Sua contribuição trará uma análise jurídica sobre a obra, ampliando as perspectivas de leitura e reflexão.

Acesse:

Inscrições no link:
https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/8053/

Palavras-chave:
Agosto Lilás Evento IFRN CNAT NUARTE