Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Diretoria de Administração

Administrando para Educação: conheça os desafios e metas da nova gestão

"Transparência, eficácia e eficiência em busca de uma melhor educação", reforça novo diretor de administração

Publicada em 29/04/2020 Atualizada há 12 meses

Graduado em Engenharia de Computação, o novo diretor de administração do Campus Natal-Central do IFRN, Gustavo Moura Cavalcanti, é Especialista em Ciência e Engenharia de Petróleo e em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, com Mestrado em Administração.

De 2004 a 2006, realizou trabalho de consultoria em sistemas financeiros e de TI, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil. Nos últimos 11 anos, trabalhou como diretor de administração no Campus Natal-Cidade Alta, com atuação na Coordenação Administrativa, em 2008, e, na Coordenação de Finanças, em 2009 e 2010.

Com ações planejadas para a diretoria que acaba de assumir, Gustavo Cavalcanti reforça a importância da adoção de estratégias que foquem na eficácia e na eficiência: " Transparência, eficácia e eficiência em busca de uma melhor educação", resumiu ele sobre os planos para a área. Confira a entrevista completa:

Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Administração?

A gestão, nestes próximos 4 anos, será pautada em governança e transparência, com uma melhoria nos mecanismos de transparência, desde o planejamento participativo ao acompanhamento da execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com avaliação contínua das ações planejadas, redefinição de prioridades, com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade, além da divulgação de relatórios mensais da execução orçamentária e financeira do Campus Natal-Central.

Ampliaremos a publicização do relatório de gestão, apresentando à sociedade todas as ações desenvolvidas no Campus durante o período da gestão. Buscaremos sempre a melhoria da eficácia e da eficiência administrativa para o alcance das metas e em busca de uma sustentabilidade financeira.

A gestão elaborará projetos para a captação de recursos junto aos Ministérios, bem como enviará às bancadas dos deputados e senadores propostas de emendas parlamentares que resultem em melhorias para o Campus.

Implantaremos uma política de gestão ambiental, focada na otimização do consumo de energia elétrica, no uso racional de água, na economia de recursos (evitando desperdícios) e nos gerenciamentos de áreas verdes e resíduos gerados. Todas essas ações calcadas em educação e na conscientização da comunidade.

Serão elaborados e implantados os planos de manutenções predial e dos equipamentos de ares-condicionados, além de estratégias para o acompanhamento de obras e serviços de engenharia do Campus. Sistematizaremos um plano efetivo de segurança, com o uso das tecnologias disponíveis e implementaremos um controle de acesso para discentes, servidores e visitantes do Campus.

- Quais os objetivos dessas ações?

O objetivo de todas estas ações e de outras propostas no Plano de Ação 2020-2024 do professor Jonas é a melhoria da educação dos alunos de nosso Campus, oferecendo uma melhor infraestrutura para as atividades acadêmicas, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão. Além disso, focaremos na valorização dos servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviços que atuam como meio para o alcance de sua finalidade, que é prover formação humana, científica e profissional aos discentes, através do desenvolvimento social do RN.

 Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar à nova Diretoria de Administração?

Com a experiência absorvida nos últimos anos atuando diretamente na área da administração do IFRN, acreditamos que possamos melhorar alguns processos que são desenvolvidos no Campus, como o planejamento participativo da comunidade na elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a divulgação de relatórios periódicos de execução orçamentária e financeira, visando uma maior transparência; a sistematização de um plano de manutenção predial, com vistas à melhoria constante da infraestrutura do Campus; e a criação de comissões setoriais para a elaboração do planejamento de compras e contratações necessárias ao bom funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas do CNAT. Tudo isso calcado na transparência, eficácia e eficiência da administração em busca de uma melhor educação e de sustentabilidade financeira.

Quais são os principais desafios da Diretoria de Administração?

Nosso principal desafio é nos mantermos como uma instituição de referência nacional e reconhecida por sua excelência na formação humana e profissional, geradora de desenvolvimento científico e tecnológico, mesmo em tempos difíceis, como temos passado nos últimos anos, com cortes, contingenciamentos e reduções orçamentárias, que dificultam a execução do plano de ação de um Campus com mais de 53 anos de existência, que tem em sua estrutura física prédios já degradados pelo tempo, necessitando constantemente de manutenções corretivas, e ainda a proibição de contratação de novos servidores, reduzindo, assim, a força de trabalho para o alcance de suas metas. Não devemos esquecer também de lutarmos pela manutenção da autonomia administrativa do Instituto, bem como do restabelecimento da democracia ora perdida.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas