Abertura da "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020" é amanhã, 31/05

Um dos palestrantes inaugurais é o professor Jean Tavares, do Campus Natal-Central

Publicada em 30/05/2020 Atualizada há 1 ano

Neste próximo domingo, 31/05, às 19h, será a abertura da "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020". O evento, que será promovido virtualmente, terá como um dos palestrantes o coordenador e professor do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Dr. Jean Tavares. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Mestrado e Doutorado, em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, pela UFPB e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), respectivamente, o professor palestrará sobre o tema "Saneamento Ambiental e os Impactos da Covid-19".

A apresentação abordará questões como "saneamento ambiental como barreiras protetivas construídas", "expansão urbana e agropastoril e seus consequentes impactos ambientais, como surgimento de doenças emergentes e reemergentes", entre outras temáticas. De acordo com o docente, a parcela mais carente da sociedade é a mais atingida no processo de utilização do solo de forma desordenada: "Essas parcelas são as mais impactadas em processos de pandemia como o que se vivencia atualmente".

O objetivo da conferência é estabelecer uma "correlação da degradação ambiental atual com o surgimento de doenças. Outro ponto importante é destacar que o saneamento ambiental faz parte do processo de promoção à saúde e, se não for devidamente valorizado, haverá uma sobrecarga dos serviços de atendimento finais, tais como está se presenciando agora, em grande parte dos municípios, com a rede hospitalar em seus leitos completamente ocupados", enfatiza o palestrante.

A abertura, que será desenvolvida em sala virtual, terá como ferramenta o Google Meet, na qual estarão o palestrante e mais dois mediadores. A conferência será transmitida em tempo real para o canal do Youtube dos estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN (ESA IFRN). Segundo Jean Tavares, o evento terá participação ativa dos inscritos: "Os participantes inscritos na palestra, um público composto por estudantes do IFRN, professores, servidores e integrantes externos, interagirão fazendo perguntas direto no canal do Youtube" Link do canal: http://www.youtube.com/channel/UCeNbIDTTSjQ2yGXKw-43Kxg .

O evento, que tem o objetivo de incentivar a formação de cidadãos críticos, conscientes e sensíveis a problemáticas ambientais, terá como tema principal "Saúde vegetal, Sustentabilidade e Saneamento em Tempos de COVID-19". A proposta é discutir temas correlatos, especialmente aqueles postos em pauta pelo Ano Internacional da Saúde Vegetal, instituído para 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU), contextualizado no atual período da pandemia da COVID-19.