Abertura da Expotec 2021 exalta música, ciência e educação nordestina

Evento ocorreu no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no Campus Natal-Central, e foi transmitido pelo YouTube

Publicada em 29/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O diretor-geral, Jonas Lemos, e o diretor de extensão, Melquiades Pereira, entregam placa de homenagem ao professor Ricardo Valentim. Foto: Jônatas Moura

Na noite desta segunda-feira, 29 de novembro, ocorreu a abertura da edição 2021 da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN. A cerimônia, que inaugurou o evento, teve início por volta das 19h e contou com transmissão ao vivo por meio do canal no YouTube do CNAT. Regada a muita música, tecnologia e discursos voltados à ciência e ao desenvolvimento da educação, a noite se tornou emblemática em relação à fase de retorno gradual das atividades presenciais no campus.

As atividades foram conduzidas pelos professores Andrezza Tavares e Fábio Alexandre, que foram os mestres de cerimônia do evento. Eles convidaram ao palco o professor Jonas Lemos, Diretor-geral do CNAT; o professor Melquíades Pereira, Diretor de Extensão do campus; Plácido Neto, Diretor de Ensino do campus; Denise Momo, Pró-reitora de Extensão do IFRN; Allana Nobre; servidora administrativa representante da Diretoria de Pesquisa (Dipeq) do campus; além do professor Jairo Santos, Superintendente da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As participações dos convidados da noite contaram com a audiodescrição, em mais uma medida institucional de inclusão. A transmissão ao vivo também contou com o recurso de interpretação simultânea em libras, fornecida por servidores do IFRN.

Na sequência, o público apreciou o show "Nordeste Tecnológico", uma intervenção musical que transita por releituras de obras e gêneros musicais nordestinos, a exemplo dos compositores Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Sivuca e vários outros. Subiram ao palco o pianista Valdier Ribeiro, professor do CNAT, e o baterista Gleison Costa, professor do Campus Pau dos Ferros. Eles executaram a peça instrumental "Nordeste Tecnológico", uma composição conceitual feita, especialmente, para esta edição da Expotec. Em seguida, a dupla acompanhou as estudantes e vocalistas Betânia Macedo e Bianca Maria. E como não poderia deixar de ser, tendo em vista os tempos de distanciamento social que familiarizou a sociedade com as videochamadas, houve uma "interação ao vivo” e remota com a participação da professora do Campus Canguaretama, Ana Morais, tocando zabumba e da professora Carol Benigno, do Campus Jucurutu, executando a sua lindíssima sanfona. Ambas gravaram vídeos tocando seus instrumentos e foram acompanhadas por Valdier e Gleison.

Palestra e homenagem

Ricardo Valentim, professor da Universidade Federal do RN (UFRN), subiu ao palco para proferir sua palestra. Intitulada como "O uso de Ecossistemas Tecnológicos para enfrentamento às crises de saúde pública: o caso da Covid-19 no RN", a apresentação se debruçou sobre o histórico da pandemia do novo coronavírus, desde a sua gênese no continente asiático até chegar nas consequências da situação pandêmica no estado do Rio Grande do Norte. Valentim, que já atuou como docente do Campus Natal-Central em sua primeira experiência como professor. "Tenho muito orgulho desta casa e de trabalhar junto com vocês", ele lembra. O professor Ricardo fez questão de exaltar a responsabilidade do poder público estadual na contenção de danos, no sentido de uma gestão voltada para a prevenção. Apresentando dados científicos por meio de uma plataforma de análise desenvolvida para este fim, e considerando questões culturais recorrentes na realidade brasileira, o professor considerou a experiência potiguar uma das melhores intervenções no combate à Covid-19. "Nós suspendemos as atividades antes do primeiro óbito. Isso faz toda a diferença. Quando ocorre o primeiro óbito, a projeção é de mais de 100 mil pessoas infectadas", comentou.

Com a cerimônia de abertura próxima do fim, foi realizada uma entrega de uma placa de homenagem, por intermédio dos professores Jonas Lemos e Melquíades Pereira, ao professor Ricardo Valentim, em virtude das ações de combate à pandemia através do Programa RN + Vacina, e também pela relevante contribuição que o pesquisador faz à ciência e à tecnologia do Rio Grande do Norte.

Acesse:

Cerimônia de abertura da Expotec 2021