Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aberto Centro de Recursos em Língua e Cultura Espanhola

Funciona de 2ª a 6ª no Campus Cidade Alta

Publicada em 05/07/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Reitoria do IFRN e a Embaixada da Espanha inauguraram, no último dia 02 de julho, no Campus Avançado da Cidade Alta, o Centro de Recursos Didáticos em Espanhol, o sexto instalado no país, também presente nas capitais Cuiabá, Brasília, Belém, Rio de Janeiro e Salvador.

O Centro já está aberto ao público para empréstimos e consultas, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para utilizar seus serviços basta efetuar um cadastro no próprio local. Nele o usuário terá acesso a recursos da internet e a um acervo em torno de 1.200 títulos, desde jornais e revistas da Espanha, livros de arte, manuais didáticos, dicionários, gramáticas, guias de viagem, filmes e muitos outros materiais. 

O conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Ángel Altissent Peñas, disse que o objetivo do espaço é, antes de tudo, oferecer uma estrutura a serviço de alunos e professores de espanhol. Além do acervo didático, a Consejería de Educación oferece também oficinas e cursos de qualificação docente, por meio dos Centros de Recursos Didáticos. No ano passado, cerca de 1.900 professores participaram de algum dos programas promovidos pela Consejería em 23 Estados brasileiros. 

A inauguração do Centro de Recursos Didáticos em Natal foi prestigiada pelo reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, pelos diretores dos campi Cidade Alta, Natal-Central e Nova Cruz – Lerson Fernando, Enilson Araújo Pereira e Francisco Assis de Oliveira-, pelos pró-reitores de Extensão, Pesquisa e Inovação e Desenvolvimento Institucional – Wyllys Farkat, José Yvan e Francisco Mariz, pelo cônsul honorário da Espanha, Pio Jesus Dias Morcheto, pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica do Município de Natal, Tânia Leiros, professores e alunos de espanhol e convidados.

O Centro está sob a coordenação técnica do professor Juan Manuel Garcia Calviño, que é formado em Línguas pela Universidade de Vigo, com especialização em espanhol, português, inglês e alemão. 

Junto com a inauguração do ambiente foi aberta uma exposição fotográfica, na Galeria do campus, intitulada a “A Imigração Espanhola no Brasil”, composta por 30 fotografias coloridas e em preto e branco. A mostra estará aberta à visitação até 02 de agosto.