Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONCURSO

Abertas inscrições para I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral

Primeira fase do concurso será até 16 de setembro

Publicada em 01/08/2022 Atualizada há 1 ano

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) torna pública as inscrições para o I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral, que seguem abertas até 16 de setembro de 2022. O concurso é dividido em duas categorias: uma voltada a adolescentes de 15 a 17 anos e outra para pessoas a partir dos 60 anos. 

Um dos eixos temáticos de atuação da Escola Judiciária Eleitoral é a cidadania, que visa ao desenvolvimento de projetos para educação do eleitor e fortalecimento da democracia e aprimoramento das práticas eleitorais. Nesse sentido, surge o I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral. O concurso tem como objetivos aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, em especial das populações jovem e a partir de 60 anos; proporcionar a oportunidade de expressão a esse público, por meio da escrita; e contribuir com reflexões sobre as ações desenvolvidas pelo órgão. 

A iniciativa busca, ainda, estimular o debate sobre a importância da participação livre, efetiva e consciente de jovens no processo eleitoral, motivando-os ao exercício do voto e ao engajamento nas eleições. O concurso é dividido em duas categorias: uma voltada para adolescentes de 15 a 17 anos e outra para pessoas a partir de 60 anos. O tema do concurso para os adolescentes será “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, que deverá ser desenvolvido na forma de dissertação. Já para as pessoas a partir dos 60 anos o tema será “O voto, a democracia e a minha trajetória”, no formato de memórias. Haverá premiação para os três primeiros colocados de cada categoria.

A primeira fase do concurso, que compreende o período de inscrição, homologação e envio das redações pelos participantes,  acontecerá até o dia 16 de setembro. Segundo cronograma presente no site do concurso, no dia 21 de outubro serão divulgadas as redações selecionadas para a fase 1, enquanto as que irão prosseguir para a fase 2 se tornarão públicas no dia 24 de novembro. O resultado final está previsto para o dia 14 de dezembro. 

O edital e os links de inscrição, bem como mais informações, podem ser consultados no site do concurso.

Acesse:

Site do Concurso

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas