Estágio

A vida antes e depois do estágio: saiba porque essa etapa é essencial à formação dos alunos

Durante o estágio os alunos aprendem, desenvolvem autonomia e são avaliados pelo mundo do trabalho

Publicada em 18/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O estágio é uma etapa decisiva na formação dos alunos para o crescimento profissional. É durante o estágio que os estudantes aliam a teoria à atividade prática, conhecendo a rotina laboral da sua profissão no mercado de trabalho. Por isso, é uma fase de muito aprendizado e crescimento na vida de cada estudante. Hoje, 18 de agosto, Dia do Estagiário, é tempo de homenagear alunos e instituição pela compreensão da importância dessa etapa no processo de maturação profissional: "Gostaria de dar os parabéns a todos os nossos alunos que são estagiários e dizer que o estágio é o melhor caminho para ser um profissional bem qualificado para o mercado de trabalho", enfatizou o Diretor de Extensão do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN, Melquíades Pereira.

Segundo o professor Thiago Loureiro, representante do Programa Jovem Aprendiz do Campus Natal-Central, é imprescindível a vivência do estágio no percurso educativo. "A experiência do estágio é fundamental para a formação humana integral dos alunos, princípio central da concepção pedagógica do IFRN. Nossos parceiros estão satisfeitos com o desempenho dos estagiários, os alunos comumente são elogiados. É a típica experiência que todos ganham. O parceiro recebe um estagiário com desempenho adequado, o aluno tem a oportunidade de vivenciar o mundo do trabalho, de aprender ainda mais, de completar o seu processo de aprendizagem".

Aprendizagem e experiência que fizeram Thiago Lima da Costa, ex-aluno da ETFRN (Escola Técnica Federal do RN) e do CEFET-RN (Centro Federal de Educação Tecnológica do RN), ter sua vida profissional transformada: "Enquanto estudava Geologia e Mineração, eu estagiei na Universidade Potiguar (UnP) no laboratório LABGeo (Laboratório de Geociências), tendo como coordenador o Geólogo Roberto Luiz Curioso da Silva, com o qual eu processava dados espaciais para geração de gráficos e mapas. No LABGeo, fiquei em torno de 6 meses até receber uma proposta de trabalho para a Rio Tinto, em Brasília. Tanto o estágio quanto o emprego, consegui por intermédio do Laboratório de Recursos Naturais do CNAT, mais especialmente pela imensa rede de contatos do professor Alexandre Magno Rocha da Rocha. A Rio Tinto, em 2003, era a segunda maior empresa de exploração mineral e possuía pesquisa de minério de ferro, bauxita, diamante e ouro pelo Brasil. Eu fui deslocado de Brasília para trabalhar no interior do Pará, no meio da Amazônia, para o Projeto de Bauxita. O estágio foi fundamental para que, rapidamente, eu pudesse adquirir experiência profissional a ser aplicada na empresa que, posteriormente, eu vim trabalhar, bem como conhecer mais a fundo como é um ambiente de trabalho com as suas devidas particularidades".

Particularidades que são foco de total atenção dos gestores da área de Extensão do Campus Natal-Central do IFRN. De acordo com Melquíades Pereira, Diretor de Extensão do campus, o estágio é uma etapa estratégica para a futura carreira dos alunos, por isso mesmo a formação de parcerias com diversas empresas do mercado é prioridade para gerar oportunidades aos discentes da Instituição.

Oportunidades como a que Monaliza Leiros de Souza aproveitou e que se transformou em um divisor de águas na carreira da então estudante do Curso Técnico em Eletrotécnica, do CNAT. A ex-aluna estagiou de agosto de 2019 a abril de 2021, na COSERN: "É um prazer retornar ao IFRN para contar um pouco sobre minha experiência como estagiária, no período em que fui aluna da instituição, que me forneceu todo o suporte, incluindo a orientação dos professores, bem como a atenção e disponibilidade da equipe da coordenação da DIACIN e da Coordenação de Estágios e Egressos. Passar pelo estágio foi uma experiência transformadora, uma vez que eu pude vivenciar o dia a dia do profissional Técnico em Eletrotécnica. Além do conhecimento técnico, desenvolvi outras habilidades, incluindo a capacidade de me adaptar a diferentes situações que surgiram, bem como saber conviver e interagir com diferentes pessoas e níveis hierárquicos. Na COSERN, empresa onde realizei meu estágio, recebi a autonomia para desenvolver minhas atividades como estagiária, que me permitiram atuar como uma real colaboradora da empresa".

Colaboradores que vivenciam a experiência do estágio com total suporte institucional. De acordo com o Diretor de Extensão, Melquíades Pereira, as ações para melhorar o canal de comunicação, assim como intensificar a quantidade de empresas parceiras, além dos momentos formativos, estão em pleno funcionamento: "Em 2021, estamos dando continuidade ao trabalho iniciado em 2020, melhoramos o canal de atendimento, por meio da implantação do Whatsapp do CEE que é (084) 4005-9882. Já estamos realizando momentos formativos com alunos, servidores técnicos administrativos e docentes sobre estágios e jovem aprendiz. Em 2021, nesse primeiro semestre, já retomamos o número de estágios equivalente a 2019. Esperamos que, até o final do ano de 2021 e inicio de 2022, possamos retomar a todo vapor as oportunidades de estágios para os alunos do IFRN Campus Natal-Central".

Ações da gestão que influenciam definitivamente no alavancar da carreira profissional, após o período estudantil. De acordo com Monaliza Leiros, a vivência foi uma etapa essencial para a posterior contratação dela na empresa: "Cresci muito e sei que ainda tenho muito a aprender, mas o estágio foi o que me proporcionou a base que construí para alcançar a minha efetivação nesta empresa. Atualmente, atuo como Técnica de Projetos de Rede, no Departamento de Processos de Rede da COSERN, analisando projetos para a rede de distribuição da Companhia".

extensao