Projeto Rondon

CNAT participa da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon

Operação Rondon abrangerá 12 municípios da Bahia, de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023

Publicada em 21/09/2022 Atualizada há 12 meses

Visita ao Distrito Quilombola de Olhos D'Água, em Aramari/BA. Foto cedida

O Campus Natal-Central do IFRN foi o único instituto federal que teve proposta aprovada entre todas as instituições de ensino (IE) universitárias concorrentes, tendo tido o projeto classificado em quarto lugar nacional, no conjunto B de atividades (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho) do edital da Operação "Portal do Sertão", do Projeto Rondon. O IFRN trabalhará em parceria com a Universidade Federal do Ro Grande do Sul (UFRGS), que atuará com ações do conjunto A de atividades (Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça).

De 17 a 24 de setembro, a coordenadora do projeto apresentado pelo IFRN/CNAT, professora Iaçonara Miranda de Albuquerque, juntamente com os demais coordenadores das IEs estarão participando da 'Viagem Precursora". Esta operação tem como Centro Regional (CR) a cidade de Feira de Santana/BA, no 35º Batalhão de Infantaria, onde aconteceu a orientação geral no dia 17/09.

Cada equipe universitária é composta por oito estudantes de graduação e dois professores. As equipes formadas pelo IFRN e pela UFRGS atuarão em Aramari, município baiano em que as equipes já entraram em contato com as autoridades locais e comunidade, a fim de fazerem ajustes no projeto, assim como organizarem a expedição com os demais componentes das duas equipes.

Esta Operação Rondon será realizada de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023 e envolverá 12 municípios do Estado da Bahia: Anguera, Caetanos, Candeal, Itatim, Macururé, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Santa Teresinha, Serra Preta, Aramari e Tanquinho.

extensao