114 anos
A gente inspira e o Bosque Respira os 114 anos de História do IFRN
Evento alusivo ao aniversário da Instituição acontecerá nesta sexta (22), no Bosque professor Nivaldo Calixto
Publicada por Tania Silva em 20/09/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
Em 1909, o presidente Nilo Peçanha criou 19 Escolas com o objetivo de formar operários e contramestres, por meio do ensino gratuito de conhecimentos técnicos e práticos às crianças oriundas das classes menos favorecidas. Passados 114 anos, foram muitas as transformações, no sentido de manter a formação profissional, acadêmica e cidadã a milhares de estudantes, de todas as classes, cores e gêneros.
Assim, todos os anos, o Campus Natal-Central do IFRN celebra essa data com atividades comuns a essa formação cidadã. Nesse ano, a festa acontecerá no Bosque Professor Nivaldo Calixto, como forma de homenagear esse espaço tão importante para a comunidade escolar e de seu entorno que, ao longo dos anos se beneficia com esse patrimônio natural, importante para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, reduzindo, por exemplo o efeito das ilhas de calor e reduzindo o nível de poluição.
Quem transita pela esquina da avenida Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira) com a avenida Salgado Filho, nas manhãs de sexta-feira, pode observar uma movimentação de alunos, servidores e parceiros, no Bosque Professor Nivaldo Calixto. O movimento que vem sendo chamado de “esquina verde” faz parte das atividades do projeto de extensão “Arboriza IFRN-CNAT, um braço do Arboriza Natal, da UFRN. O projeto, coordenado pela professora Sheyla Lucena, vem a cada dia ganhando mais voluntários. Eles vêm de todos os bairros de Natal e Grande Natal, com o propósito de realizar trabalhos que tragam benefícios para esse espaço verde de forma a conscientizar a todos sobre a importância e o que ele proporciona para o entorno do Campus, implementando práticas sustentáveis para a manutenção adequada do espaço.
Práticas como mutirões de limpeza, plantio de mudas, compostagem, palestras educativas e outras atividades afins vêm sendo desenvolvidas por esses voluntários. Preservar esse espaço é de extrema importância para a manutenção do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade. Além disso, o Bosque Professor Nivaldo Calixto é utilizado como espaço de lazer, recreação, meditação e práticas esportivas, contribuindo, dessa forma, para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, além de proporcionar momentos de contato com a natureza.
Dessa forma, a programação deste dia 22 de setembro foi pensada para que alunos, servidores, parceiros e comunidade externa possam conhecer e usufruir desse espaço de preservação, por meio da promoção de projetos e ações que contribuam para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a promoção da sustentabilidade e, dessa forma garantirmos a preservação desse importante patrimônio natural para as gerações presentes e futuras.
A programação está sendo preparada pela Assessoria de Eventos do Campus Natal-Central em parceria com a turma do 2º período do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da área de Recursos Naturais. Os alunos são coordenados pela professora Sheyla Lucena e esse trabalho faz parte da disciplina de Introdução às Atividades de Extensão, do curso.
O evento acontecerá de 8h às 16h30, no bosque, com programação voltada para a prática de ações sustentáveis, arte e atividades recreativas. As atividades são abertas à comunidade escolar e, também, aos interessados em conhecer o espaço e as ações desenvolvidas.