TECNOLOGIA

DIGTI oferece nova rede sem fio para o IFRN

O novo serviço de acesso seguro é o education roaming

Publicada em 09/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Imagem: Google

Com as mudanças ocorridas na rede da Instituição, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI) comunica que a comunidade do IFRN agora tem ao seu dispor uma nova rede sem fio: education roaming (eduroam).

O eduroam é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, professores e pesquisadores de instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer instituição de ensino e pesquisa que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, no Brasil ou no Exterior.

A facilidade é que, em qualquer lugar onde o usuário encontre a rede eduroam, mesmo dentro de outras instituições, ele vai usar as mesmas credenciais utilizadas dentro da sua instituição para se conectar ao serviço. Para acessar a rede, o usuário deve  possuir um dispositivo de rede sem fio padrão 802.11 b/g com suporte a WPA2 e EAP-TTLS/PAP e possuir um acesso corporativo (IFRN-Id) para os usuários internos. Para os usuários visitantes, de instituições participantes, a orientação é utilizar as credenciais de sua instituição.

Para se autenticar na rede eduroam, utilize o seu IFRN-Id seguido de @ifrn.edu.br. Por exemplo, para um docente, supondo hipoteticamente que sua matrícula seja "123456", ele utilizará 123456@ifrn.edu.br como identificação de usuário e a senha utilizada nos serviços de rede do IFRN. O mesmo padrão serve tanto para alunos como para técnicos-administrativos.

O acesso à rede sem fio eduroam ou à rede acadêmica cabeada permite o livre tráfego de dados entre elas, dentro do Instituto, possibilitando mais recurso para alunos e docentes.

Mais informações podem ser encontradas no telefone: 4005-9887.

servidores