Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Retrospectiva 2021

2021: Um ano de muitos desafios, dificuldades e avanços no Campus Natal-Central

Ações integradas, decisões estratégicas e planejamento foram essenciais ao progresso nas diversas áreas

Publicada em 31/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por Romana Alves

É chegado o último dia do ano e, com ele, o momento de fazer uma retrospectiva de 2021. Um ano de desafios imensuráveis para toda a gestão do Campus Natal-Central, mais ainda por causa da pandemia do novo Coronavírus e da intensa redução orçamentária da Instituição. Segundo o diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos: "O ano de 2021 foi marcado por enormes desafios. Dentre eles, destaco o ensino remoto/híbrido, a continuidade do quadro pandêmico e o orçamento de manutenção do campus/IFRN drasticamente reduzido. Para o ano de 2022, que se avizinha, infelizmente, temos o mesmo orçamento diminuto, um quadro de transmissibilidade de covid ainda bastante preocupante e, diante desse cenário, temos a expectativa/incerteza quanto à concretização de um ensino totalmente presencial".

Incertezas que trazem consigo uma certeza: em 2022, assim como foi em 2021, será preciso uma gestão eficiente e estratégica para garantir o funcionamento do Campus Natal-Central. Segundo o diretor geral do CNAT, professor Jonas Lemos: "Em 2022, a gestão terá que que otimizar a aplicação dos recursos disponivéis, com priorização de atividades de Ensino,  Pesquisa e Extensão, sem desprezar outras ações, como manutenção e limpeza dos prédios/veículos. Não será fácil chegar ao fim de 2022 com todas as obrigações contratuais honradas. Mas já temos um planejamento efetivado, que será meticulosamente executado ao longo do ano. A participação ativa da nossa comunidade  nesse processo de escolhas de prioridades é de fundamental importância".

Participação essa que garantiu, mesmo com todos os obstáculos impostos pela pandemia, escolhas estratégicas e melhorias significativas em 2021, nas mais diferentes áreas como Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Tecnologia da Informação, dentre outras. O progresso vai desde benfeitorias na infraestrutura física como também providências que interferiram diretamente na agilidade, fomento, integração, assistência e modernidade dos diversos setores. Esse desenvolvimento sistêmico do Campus Natal-Central é resultado de uma gestão participativa e integrada, empenhada em progredir em todas as áreas. 

Um trabalho que é reflexo de uma gestão voltada para a coletividade e unida com um objetivo comum: o bem da comunidade. Alunos, ex-alunos, servidores, aposentados e tercerizados. Todos fazem parte da razão pela qual a engrenagem se move, fazendo com que cada um seja a mola motora das salas, das aulas, dos setores, do bosque, dos corredores, do Campus Natal-Central do IFRN.

Ensino

Uma Instituição se faz antes de tudo com Ensino

A diretoria de Ensino é o coração do Campus Natal-Central. É nela que pulsam as ações voltadas diretamente para a educação dos alunos, bombeando energia para as demais diretorias. Como um coração bombeia sangue para o resto do corpo. Sem ela, nada seria possível, nem faria sentido. É através do trabalho dedicado e sério dessa diretoria que o que já existe melhora e o que precisava ser criado tem sido marca da inovação a favor da Educação. 

De acordo com o diretor de Ensino, Plácido Neto, no que se refere à Diretoria de Ensino, algumas ações foram executadas, tais como: Melhoria na estrutura física da Coordenação de Registro Acadêmico (CRA); Reestruturação (física e de servidores) da Coordenação de Administração Escolar (COADES); Reforma da Biblioteca Central do CNAT; Ampliação da Secretaria Acadêmica do Campus (incluindo a estrutura física da antiga CRA) e início do funcionamento na nova estrutura; Matrícula 100% digital para todas as turmas ingressantes do Campus Natal-Central; Início da Emissão dos Diplomas Digitais; Ampliação e Consolidação do Conselho de Ensino do Campus (CONSINO), onde todas as decisões da Diretoria de Ensino são tomadas após consulta ao CONSINO/CNAT; Contribuição nas discussões sistêmicas para as resoluções de retorno misto provisório e Ampliação dos atendimentos multiprofissionais (Etep, psicologia e serviço social) aos discentes com dificuldades de aprendizado.

Pesquisa

Um Ensino que caminha junto à Pesquisa e ao fomento de Inovação

A diretoria de Pesquisa é o cérebro da escola. É por meio dela que a Ciência ganha vida, através de trabalhos que envolvem pesquisa, inovação e empreendedorismo. A diretoria de Pesquisa tem fomentado a cultura empreendedora, com parcerias e editais, e também a pesquisa entre docentes e alunos. Através de medidas inovadoras, essa diretoria tem impulsionado novas pesquisas, muitas inclusive para solucionar problemas diagnosticados, no próprio Campus Natal-Central. Além disso, a DIPEQ tem monitorado e reconhecido o mérito dos pesquisadores mais produtivos e bem avaliados pela qualidade dos seus trabalhos.

Na Pesquisa, diversas ações foram implementadas: reuniões com líderes de grupo do CNAT, reconhecimento dos professores com robusta produção bibliográfica e técnica, implementação do CNAT Award 2021, desenvolvimento de um sistema para monitoramento da produção acadêmica dos grupos de pesquisa e pesquisadores do CNAT, elaboração do regimento geral dos grupos de pesquisa do CNAT e regimento geral do Conselho de Pesquisa e Inovação do campus, além de organização de eventos como Workshop de Pesquisa e Inovação do CNAT, Fórum de Gestão dos Grupos de Pesquisa, Capacitação em "Escrita de Artigos de Alto Impacto", palestra "Ciência e Inovação: modelando soluções". No tocante à infraestrutura, melhorias e realocação dos grupos de Pesquisa na ITNC, implementação do laboratório de prototipagem CNATMAKER e reforma da Diretoria de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Central do IFRN (DIPEQ-CNAT).

Para 2022, segundo o diretor Handson Pimenta, a perspectiva é de capacitação de pesquisadores, escrita de projetos e desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos; realização do II Fórum de Pesquis e Inovação do CNAT, lançamento de editais para projetos de pesquisa e inovação com bolsas e fomento, tanto a nível de mestrado quanto iniciação científica com recursos do CNAT, construção de portfólio de pesquisa , promoção de reuniões quadrimestrais com os programas de pós-graduação, realização do I Fórum de empreendedorismo inovador com alunos e coordenadores de curso, lançamento de editais de empreendedorismo inovador, dentre outras ações.

Tecnologia da Informação

Uma Inovação que cresce com a Tecnologia da Informação

Em tempos de pandemia, a diretoria de Tecnologia da Informação se tornou o pulmão que trouxe o ar que tanto o Campus Natal-Central precisou para respirar e seguir pulsando, remotamente.  Sem a qualidade e gerência estratégica da diretoria de Tecnologia da Informação, o CNAT não conseguiria seguir trabalhando virtualmente.

Dentre as ações realizadas, a diretoria de Tecnologia da Informação promoveu a atualização dos computadores dos laboratórios de Informática das diretorias acadêmicas DIAREN, DIAC, DIACON, DIACIN e dos laboratórios da Biblioteca e do Assisão. Além disso, a conclusão da infraestrustura de cabeamento lógico do campus, melhorando a interligação das diretorias com o Data Center, através de redes de fibras, preparadas para aumento de banda futuros, e a melhora nos caminhos para os cabeamentos dos ambientes acadêmicos e administrativos.

Segundo o diretor Diderot Franco Sampaio, "o maior desafio durante esse período foi sem dúvida as aquisições de produtos de TI para atender as necessidades do campus. Em virtude do atual momento de pandemia, os produtos de TI vêm enfrentando dificuldades em seus processos de fabricação e, com isso, vêm apresentando constante alteração de valores, gerando dificuldades de entrega, assim necessitando de uma maior gerência sobre os gastos públicos por parte da diretoria".

De acordo com o diretor, para 2022, a expectativa é de finalizar a normatização dos processos de compras de TI do campus, facilitando e agilizando o processo de aquisição de bens e serviços deste setor, além de iniciar os trabalhos de gerência de softwares acadêmicos e administrativos junto às diretorias, para atender a demanda do campus com qualidade.

Na diretoria de TI, dentre as mudanças ocorridas durante a pandemia, aquelas que vão permanecer são a atualização de parte do parque computacional, principalmente nas diretorias acadêmicas, além da maior cobertura do sinal de WIFI dentro do Campus Natal-Central.

Diretoria de Atividades Estudantis

 Uma Tecnologia da Informação que existe a serviço das Atividades Estudantis

A Diretoria de Atividades Estudantis são as mãos que seguem entrelaçadas às dos alunos. De mãos dadas, a diretoria caminha, segura, levanta, apoia, cuida e assiste aos estudantes em suas necessidades, nas mais diferentes realidades individuais. É essa mão amiga que garante a permanência de tantos alunos na escola. Sem ela, muitos estudantes teriam desistido no meio do caminho, por diferentes motivos.

Dentre as ações da Diretoria de Atividades Estudantis, houve a entrega de kits de alimento aos alunos, a abertura de edital, o fornecimento dos auxílios e ações emergenciais no contexto do ensino remoto, com a distribuição de equipamentos eletrõnicos, serviços de internet e auxílio com material didático-pedagógico, além da realização de teleatendimento médico, que proporciona o fornecimento de assistência médica para os estudantes, de maneira virtual.

De acordo com a diretora da DIAES, Dalyanne Souza Vieira: "neste cenário muitas inovações foram necessárias para a manutenção do bom funcionamento e da execução de atividades a serem desenvolvidas, reformas e adequações foram necessárias para ofertar à comunidade acadêmica mais segurança e conforto. Exemplo disso foram as melhorias realizadas na diretoria, no setor de serviço social, no refeitório, na cantina e na odontologia. A DIAES espera contribuir cada vez mais com a comunidade estudantil, oferecendo um serviço de qualidade, contribuindo para o êxito dos nossos discentes".

Diretoria de Extensão

Atividades Estudantis que movem e inspiram a Extensão

A diretoria de Extensão é o braço que abraça e une a escola aos muros além dela. Essa diretoria é a responsável por integrar as comunidades externa e interna, criando pontes e inserindo seus alunos no mercado de trabalho. O trabalho eficiente e estratégico dessa diretoria, na realização de parcerias e na busca pela integração CNAT x comunidade externa tem trazido resultados frutíferos.

Segundo o diretor de Extensão, Melquíades Pereira, dentre as ações da diretoria de Extensão em 2021, estão: Reforma do espaço físico da diretoria, reunindo  as Coordenações de Estágio e Egressos (CEE) e de Projetos e Relações Comunitárias (COPREC), no mesmo espaço físico da DIREX; Retorno do atendimento presencial; Participação de membros da DIREX em comissões do campus; Assessorias na Diretoria de Extensão; Projetos de Extensão com recursos institucionais; Lançamento de Edital de Projetos de Extensão com recursos do Campus Natal-Central; Monitoramento e avaliação dos projetos de Extensão; Assessoramento  de Estágios e Jovem Aprendiz; Assessoramento de Projetos e Relações Comunitárias; Realização do evento V Start CNAT 2021, realização da EXPOTEC 2021.

Através das ações, foi possível alcançar resultados como 54 projetos de extensão selecionados, sendo 26 de fluxo contínuo, 11 aprovados por edital próprio da DIREX e 17 em editais da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), dos quais 51 projetos estão em execução e 3 foram concluídos. Além disso,  houve o lançamento do Edital com recursos do próprio CNAT, que viabilizou a ampliação do número de bolsas de alunos e do valor referente ao custeio de materiais por projeto.Outros resultados são o montioramento e avaliação desses projetos, realizados de forma ininterrupta, para garantir a execução dos projetos conforme o planejamento inicial e obedecendo às orientações institucionais.

Além disso, através do Programa Jovem Aprendiz, coordenado pelo professor Thiago Loureiro, a DIREX objetiva aumentar as visitas e os contatos com as empresas. A proposta é viabilizar a elevação na quantidade de oportunidades para os alunos do CNAT, tanto em termos de estágios quanto de aprendizagem em instituições públicas e privadas. As ofertas de estágio bateram recorde, foram um quantitativo total de 250 ofertas abertas em 2021, o maior  número nos últimos cinco anos. 

No tocante à saúde, a DIREX apoiou, através do projeto coordenado pelo professor Gustavo Britto, o projeto "2022 Mais Idosos", do Centro de Promoção à Saúde do Idoso.  A inciativa conta com o fomento externo de R$ 300 mil reais para dar suporte à equipe multidisciplinar. Os recursos vêm da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

E assim, a escola se despede de 2021, superando as dificuldades e desafios, com a certeza de que o Campus Natal-Central chegará a 2022 mais forte, melhor e pronto para novos progressos, mesmo com todas as dificuldades que se desenham. Com esperança em dias melhores e confiante em boas novas, a equipe gestora deseja a toda a comunidade um novo ano de felicidade, saúde e paz!

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas