Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Despedida

“Mestre Brinco” morre aos 88 anos

Ex-aluno e professor aposentado será sepultado neste domingo, às 11h, no Cemitério Morada da Paz

Publicada em 03/11/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Faleceu neste sábado (03), em Ceará-Mirim, onde residia, o professor aposentado do IFRN, Joaquim Inocêncio Ferreira Filho, mais conhecido por “Mestre Brinco”. Ele era pai da professora de Matemática, Nanci Barbosa.

Toda sua vida esteve ligada a essa instituição de ensino, na qual ingressou como aluno, em 1939, no então Liceu Industrial de Natal. Com diploma de artífice e mestre em Alfaiataria, foi admitido em 1948 como professor de Corte e Costura, tendo feito diversos cursos de capacitação nos anos seguintes, dentre os quais, o que mais lhe orgulhava, o Curso de Orientação e Direção de Oficinas, no Centro Técnico da Aeronáutica, em São Paulo, na década de 50.

Em entrevista para a pesquisa relativa ao centenário do IFRN, Joaquim Inocêncio revelou que o ex-delegado Maurílio Pinto e o conhecido alfaiate do Alecrim, Ebenézer (José Tácito), foram alguns de seus alunos da oficina de Alfaiataria. Com a extinção dessa modalidade de curso industrial, no início da década de 70, Mestre Brinco assumiu atividades administrativas, já na ETFRN, onde se aposentou em 1991.