Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Terceira Idade

“IV Fórum Norte-riograndense de Envelhecimento Ativo" ocorre nesta quarta-feira, 12/02

Evento reuniu idosos contemplados no programa

Publicada em 12/02/2020 Atualizada há 1 ano

Nesta quarta-feira, 12/02, o auditório Pedro Silveira e Sá Leitão sediou o IV Fórum Norte-riograndense de Envelhecimento Ativo. Na ocasião, estiveram presentes o diretor-geral do Campus Natal-Central, professor Arnóbio de Araújo Filho; o coordenador do Centro de Promoção à Saúde do Idoso, Gustavo Britto; o ex-diretor da Diretoria de Extensão, Luís Antônio de Araújo; a coordenadora da DIREX, Bruna Coutinho; e a representante do Conselho Estadual do Estatuto do Idoso, professora Etilde Gurgel.

Durante o evento, o diretor Arnóbio de Araújo Filho falou sobre a importância da valorização do passado para a construção dos tempos presente e futuro: “Fazer política é melhorar as políticas públicas. Não existe futuro sem um presente acolhido. Esse aqui é um trabalho educativo, e a ideia que temos é criar a Universidade da Terceira Idade”.

 Sobre a terceira idade, a professora aposentada, Etilde Gurgel, representante do Conselho Estadual do Idoso, agradeceu o apoio do IFRN e ressaltou a posição de vanguarda e o olhar cuidadoso da Instituição para com os idosos: “Quero saudar nosso diretor. Nós somos protagonistas dessa história. Nós, mulheres idosas, então, não tínhamos direito a nada, mas somos protagonistas de uma história de mudanças. Temos coragem de continuar vivendo. Não estamos apenas no crochê, estamos no inglês, na informática, no espanhol. Idoso tem direito a esporte, saúde e lazer. O IFRN é pioneiro nisso”.

Pioneirismo com direito a homenagens e agradecimentos. Na ocasião, o diretor-geral recebeu a comenda Etilde Gurgel, em agradecimento pelo trabalho prestado e apoio ao Centro de Promoção à Saúde do Idoso: “Professor, muito obrigada por tudo que o senhor fez pelo Campus Natal-Central”, disse o docente Gustavo Britto, realizando uma retrospectiva da carreira do professor Arnóbio. Emocionado, o diretor do CNAT, agradeceu a todos: “Quero somente agradecer pelo carinho. A gente não pode esquecer de onde veio, nossas origens. Elas nos fazem mais fortes e mais justos. Muito obrigado”. No fórum, também foi homenageado o professor aposentado Luís Antônio de Araújo Filho, ex-diretor da Diretoria de Extensão.

Após o encerramento da mesa, que teve também a representante da DIREX do CNAT, Bruna Coutinho, aconteceram palestras, trazendo para o público temas como: “Empoderamento Pessoal e Estrutural”, com a professora Bianca Ávila, e “A importância da autonomia para o Protagonismo da Terceira Idade”, com o psicopedagogo, formado pela UFRN, Jaime Mendonça.