Robótica

“Hackathon Espacial” segue com inscrições abertas até 04 de setembro

Tema da maratona virtual será "Exploração Lunar"

Publicada em 02/09/2020 Atualizada há 1 ano

Com o tema "Exploração Lunar", a “Hackathon Espacial”, da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está com inscrições abertas até o próximo dia 04 de setembro. O evento, que é uma maratona virtual, faz parte da “SBPC Jovem e Família”, uma das atividades científicas da “72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

A iniciativa visa oportunizar ao público a experiência científica de controlar um robô, em uma simulação de transporte de materiais para uma base lunar. Os participantes poderão programar e controlar, remotamente, um robô inteligente. Para realizar a atividade, será necessário superar obstáculos, através de um programa de controle. Para intensificar os aspectos de realidade da missão, será utilizado o simulador de robôs móveis “sBotics”. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e atualmente é utilizado pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A ferramenta está disponível gratuitamente para as plataformas MAC, LINUX e Windows, no endereço: https://weduc.natalnet.br/sbotics/

O "Hackathon Espacial" faz parte de uma parceria entre a AEB e a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT/MCTI)). A parceria tem o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E Augusto Severo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espacial (FUNCATE).

Mais informações e edital completo acesse: https://obsat.org.br/hackathonespacial/

extensao