Prêmio CNAT Ideia Inova

“Cadastro Médico Geral” é mais um concorrente ao I Prêmio CNAT Ideia Inova

A ideia do cadastro é facilitar o armazenamento de dados médicos entre outros serviços

Publicada em 12/02/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Wenderval Gomes

Já imaginou um perfil virtual onde você pudesse ter acesso a todos os seus exames médicos e dados sobre tipo sanguíneo, alergias e taxas? Para um grupo de alunos do Campus Natal Central essa é uma ideia possível. Francisco Fortunato, Greyce Medeiros, Thais Cruz e Yuri Calistrato, estudantes do curso de Análises e Desenvolvimento de Sistemas, são os responsáveis por esse projeto que está concorrendo ao I Prêmio CNAT Ideia Inova.

A ideia surgiu da necessidade, como explica Francisco, idealizador do projeto. “Quando eu tive que fazer exame de sangue três vezes em um espaço de duas semanas, percebi que toda vez eu recebia um papel – e eu não sabia o que fazer com ele – então pensei e cheguei à conclusão da necessidade do projeto. Uma ideia que unificasse um cadastro para que você pudesse manter os exames atualizados e ter um histórico se no caso fosse necessário”, relata.

O projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação onde possa ser cadastrado perfil de usuários com intuito de armazenar dados clínicos como: alergias, taxas e exames. Com isso podendo gerar um perfil médico para poder ser avaliado, e, em caso de acidentes, ter acesso a um socorro direcionado  pelo SAMU.

Com o crescimento das tecnologias e com a possibilidade de usá-las a favor da melhor prestação de serviços ao povo “o propósito, a princípio, é organizar a parte de exames”, esclarece Yuri.  “Pegando esse projeto - e unificando a outras tecnologias - seria similarmente a um perfil, onde você entraria – no privado, sem acesso de outras pessoas – e armazenaria seus exames”, finaliza o estudante.

Ainda, com o tempo, poder gerar relatórios de oscilações de taxas e outros tipos de necessidades, além de poder traçar perfis médicos mais propícios a doenças como o câncer, hipertensão, entre outras. Ainda do projeto, temos a sincronização de dados recebidos de aparelhos específicos como, por exemplo, 'marca passos' e cintas cardíacas. “A ideia do cadastro é facilitar o armazenamento de dados médicos e todos os papeis, fotos, radiografia e exames de sangue”, conclui Francisco.

A proposta está em fase de implantação.  A previsão é que daqui para o próximo semestre – 2015.2 - a comunidade comece a usufruir desse serviço, inicialmente em teste.

Gostou da ideia? Você também tem uma? Então se inscreva no I Prêmio CNAT Ideia Inova. As inscrições vão até amanhã (13).