14ª Olimpíada Brasileira de Robótica tem software desenvolvido pela Rede Focore

Grupo da Rede Focore é orientado por professora de Robótica do CNAT

Publicada em 23/10/2020 Atualizada há 1 ano

A 14ª Olimpíada Brasileira de Robótica, neste ano em formato virtual devido à pandemia, terá as etapas estaduais encerradas nesta sexta-feira, 23/10. No cronograma da competição, a final será entre os dias 10 e 14 de novembro.

O evento está sendo realizado através de tecnologias como: W-Educ (ambiente para programação de robôs na Web), R-Educ (linguagem de programação para robôs) e, principalmente, via sBotics, ambiente virtual simulado, baseado em games, para aulas virtuais de Robótica Educacional.

Os softwares foram desenvolvidos aliando tecnologias para games e internet. Nesta edição da Olimpíada, as mais de mil equipes inscritas de todo o país têm a seu dispor ambientes com desafios e simulação de uma disputa real. As ferramentas de software da competição foram inteiramente desenvolvidas através da parceria entre os membros da Rede FOCORE (Centro de Formação Continuada em Robótica Educacional) do IFRN e da UFRN. A FOCORE é um projeto recém-aprovado pela Universidade e que envolve também parcerias internacionais com países como o Peru.

A equipe de desenvolvimento do W-Educ, R-Educ e sBotics é formada pelos alunos de pós-graduação e graduação: Thiago Nascimento Ferreira (DIATINF-IFRN), Davi S. Neri (DIATINF-IFRN), Francinaldo de Almeida Pereira (PPgEEC-UFRN), Erika Akemi Y Albuquerque (PPgEEC-UFRN) e Lucas Moura Nascimento (IMD-UFRN).

A professora Sarah Thomaz de Lima Sá, do Campus Natal-Central do IFRN (DIATINF-CNAT-IFRN), que lidera o grupo, destacou a empolgação dos alunos e a grande adesão, em alguns estados: “Na etapa estadual de São Paulo, por exemplo, havia 307 times competindo, com 38.233 compilações apenas em R-Educ, utilizando o W-Educ". O dashboard da competição pode ser acessado neste link, através do qual os resultados aparecem em tempo real.

Nesta sexta-feira, os estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal decidem as três melhores equipes do Ensino Fundamental e Nível Médio, que vão representar os seus estados.