Orientações e dicas
Primeiro acesso ao Suap
Estudantes de cursos regulares (técnico integrado, graduação, pós-graduação, cursos Formação Inicial e Continuada – FIC), que possuem matrícula no IFRN e que querem entrar pela primeira nos sistemas devem seguir os seguintes passos:
- Acessar o Suap (https://suap.ifrn.edu.br/)
- Clicar em "Esqueceu a senha ou deseja alterar a sua senha".
- Em seguida, informe seus dados pessoais: matrícula, CPF ou passaporte (caso seja estrangeiro).
- Você irá receber um e-mail do Suap, confirmando a mudança da senha.
- Clique no link do e-mail, assim, você será direcionado a uma pagina, onde poderá criar uma nova senha, seguindo as regras solicitadas.
- Pronto! A sua senha criada com sucesso.
Também é possível acessar o Suap com a senha padrão do GOV, mas algumas ações ficam limitadas, portanto, recomendamos criar a senha específica para o Suap.
Emissão de documentos no Suap
O próprio aluno pode emitir documentos pelo Suap, como histórico e declaração escolar.
Para isso, é só entrar na área do aluno (uma das formas é clicando na sua foto) e, em seguida, clicar no botão "Documentos", escolhendo o documento que melhor atende à sua necessidade.
Solicitações de reposição de trabalhos/provas
Se estiver afastado por um período curto, deve realizar seu requerimento após retornar (em até dois dias). Assim terá certeza de todas as atividades avaliativas que ocorreram. A solicitação deverá feita via chamado no Suap.
Atendimento domiciliar
O estudante que, por razões médicas, for se afastar por um longo período (a partir de 16 dias) pode e deve solicitar assim que possível o atendimento domiciliar, que consiste em realizar atividades em casa, em substituição às atividades presenciais de sua turma. Esse atendimento é realizado pelos professores das disciplinas com a ajuda da Equipe Técnico-Pedagógica (Etep).
A solicitação deve ser feita pelo Portal GOV adicionando documento comprobatório.
Pasta documental
É importante que os estudantes mantenham atualizadas as suas pastas documentais no Suap. Ao trocar um documento como a identidade, por exemplo, é importante inserir o novo documento na pasta documental. Para fazer isso, acesse a aba correspondente, na área do aluno.
Renovação de matrícula
Ao final de cada ano/semestre letivo o aluno deve renovar a matrícula caso deseje continuar os estudos no IFRN. Necessitarão fazer a renovação de matrícula todos os estudantes regularmente matriculados, inclusive aqueles com matrícula trancada e em realização de prática profissional.
O procedimento é realizado pelo Suap, no período informado no calendário acadêmico. Acesse o tutorial em PDF com o passo a passo em: Tutorial para renovação de matrícula.
Aproveitamento de estudos
A equivalência de estudos para aproveitamento poderá ser contabilizada a partir de estudos realizados em uma disciplina ou em duas ou mais disciplinas, que se complementam no sentido de integralizar uma
disciplina do curso.
Para aproveitar as disciplinas é necessário atender alguns critérios, como:
- Os conteúdos e a carga horária tem que coincidir em, no mínimo, 70% com os programas das disciplinas do respectivo curso oferecido pelo IFRN;
- As disciplinas devem ter sido cursadas com aprovação em outros cursos, independentemente da nota final obtida.
- As disciplinas devem ter sido cursadas antes do ingresso do estudante no IFRN;
- Também devem ter sido cursadas num prazo máximo de 5 (cinco) anos, decorridos entre o final do período em que a disciplina foi cursada e a data de requerimento do aproveitamento de estudos;
- Poderão ser aproveitadas as disciplinas cujas disciplinas pré-requisitos, quando houver, tiverem sido integralizadas.
- Para cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação lato sensu, só é permitido o aproveitamento de até 50% da carga horária das disciplinas do curso.
O aproveitamento de disciplina pode ser solicitado no período informado no calendário acadêmico do campus através de abertura de chamado no Suap, sendo necessário abrir um chamado para cada disciplina.
O aluno deve anexar em cada chamado:
- Histórico Acadêmico em que conste a aprovação nos últimos 5 anos da disciplina requerida;
- Ementa da disciplina que foi cursada;
Após o coordenador ou professor avaliar a solicitação e aprová-la, será registrada no histórico acadêmico do estudante a média aritmética ponderada da(s) disciplina(s) aproveitadas, tendo como peso a carga horária da(s) disciplina(s) correlata(s).
Certificação de conhecimentos
O processo de certificação de conhecimentos consiste em uma avaliação teórica ou
teórico-prática, conforme as características da disciplina, com calendário de provas a ser
divulgado pela Diretoria Acadêmica ofertante.
A certificação de conhecimento pode ser solicitada no período informado no calendário acadêmico do campus.
Antes de solicitar a certificação de conhecimentos, abrindo um chamado pelo Suap, o estudante deve atender alguns critérios, como:
- O número máximo de requerimentos para realização de certificação de conhecimentos não deverá exceder quatro avaliações por estudante em cada período letivo.
- Para cada disciplina do curso, será permitido requerer a certificação de conhecimentos uma única vez.
- É vedada a certificação de conhecimentos de disciplinas em que o requerente tenha sido reprovado no IFRN.
- Para os cursos técnicos na forma integrada, é vedada a certificação de conhecimentos de disciplinas referentes aos núcleos fundamental e estruturante.
Em caso de ausência a qualquer avaliação de certificação de conhecimentos, esta ficará automaticamente cancelada, não cabendo recurso.
Dessa forma, será dispensado de cursar uma disciplina o estudante que alcançar um aproveitamento igual ou superior a 60 nessa avaliação, sendo registrado no seu histórico acadêmico o resultado obtido no processo.
Solicitação de Nada Consta
Para solicitar o diploma ou o cancelamento da matrícula o aluno precisa solicitar os "nada consta" de alguns setores do Campus Natal Central, a solicitação é feita pelo Suap. Acesse o tutorial em PDF com o passo a passo em: Tutorial para solicitar nada consta.
Acesso de responsável ao Suap
O responsável pelo estudante tem uma chave para acessar os dados do aluno no Suap e acompanhar notas e frequência. Acesse o tutorial em PDF com o passo a passo em: Tutorial de acesso do responsável ao Suap.
Registro de atividades acadêmico-científico-culturais ou atividades de aprofundamento
Para a contabilização das atividades acadêmico-científico-culturais ou atividades de aprofundamento, o estudante deverá inserir o certificado na aba específica do SUAP.
A validação das atividades desenvolvidas com os respectivos documentos comprobatórios será realizada pela coordenação de curso.
Solicitação de diploma
A abertura de processo de solicitação de diploma deve ser realizada por meio do Portal GOV.
No ato da solicitação de diploma o aluno deverá informar:
- Assunto: Diploma – curso XXX
- Descrição: Solicito diploma de conclusão do curso XXX com a matrícula XXX.
- Campus: Natal-Central (CNAT)
E deverá anexar a seguinte documentação:
- Carteira de identidade (pdf);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (pdf);
- Nada Consta (solicitar na aba Nada Consta do perfil do Suap);
- Ata da defesa digital assinada ou relatório final (pdf).
- Diploma do curso superior (para curso de pós-graduações).
Documentos
Links importantes
Contato principal
Abaixo, as formas de contatar o setor e a equipe de responsáveis:
- Setor responsável:
- Secretaria Acadêmica do Campus Natal Central (SEAC/CNAT/CNAT)
- Telefones:
- (84) 4005-9839, (84) 4005-9968
- Servidores responsáveis:
- Juliana Correia Lima de Queiroz Sobral
Publicada em 18 de Setembro de 2023 às 15:22 ― Atualizada em 25 de Setembro de 2024 às 10:33