Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada

Vote! Projeto de alunos(as) do Campus Mossoró é finalista na Olimpíada do Futuro – Sapientia

MoringAR, o filtro redutor de poluentes gasosos feito à base da semente de moringa, está na reta final e você pode contribuir votando

Publicada em 12/11/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudantes finalistas da Olimpíada do Futuro - Sapientia

Orientados(as) pela professora Jéssica Guedes, os(as) alunos(as) Caio Levi, Joanna Oliveira, Marcos Vinícius, Lara Pinheiro e Gabriel Augusto dos cursos de Edificações, Mecânica e Informática do IFRN – Campus Mossoró, estão na reta final da Olimpíada do Futuro – Sapientia com o projeto MoringAR, um filtro redutor de poluentes gasosos.

A equipe do Campus está entre os 21 grupos finalistas de todo o Brasil, sendo 8 oriundos da rede pública de ensino. Nesta fase, os(as) alunos(as) do IF-MO está participando da votação online e você pode colaborar, clicando AQUI e votando no projeto MoringAR.

Nos dias 12 e 13 de dezembro acontece a apresentação dos dez projetos finalistas durante a cerimônia de apresentação.

A Sapientia é uma iniciativa do Instituto Vertere que fomenta a produção de projetos que impactem de forma efetiva e real a sociedade civil do país, e avalia as ideias propostas pelos alunos pelo grau de inovação, impacto socioambiental e viabilidade de implantação da proposta, seguindo a Agenda 2030 da ONU.

O PROJETO MORINGAR

O projeto MoringAR consiste na produção de um filtro de ar econômico e sustentável que propõe reduzir os gases tóxicos e as partículas da fumaça liberada pelas chaminés de estabelecimentos comerciais que utilizam fornos à lenha.

O filtro será confeccionado a partir de materiais recicláveis (latas de tinta) e produtos naturais e biodegradáveis (sementes da moringa e esponja vegetal). Nesse sentido, tanto a moringa quanto a esponja vegetal serão responsáveis por eliminar as impurezas da água, elemento essencial do filtro que age solubilizando os efluentes tóxicos que ficarão retidos.

O trabalho foi idealizado a partir de uma problemática recorrente no município de Rafael Godeiro, cidade de uma das integrantes da equipe: a constante fumaça emitida pelos estabelecimentos comerciais que usam fornos à lenha na região. Para solucionar esse impasse, a equipe interdisciplinar se formou, a fim de contribuir para o completo desenvolvimento do projeto MoringAr.

  • Vote no projeto MoringAR dos(as) alunos(as) do IFRN - Campus Mossoró:

Página para votação

  • Saiba mais sobre o MoringAR:

Conheça o MoringAR