Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIAS SOCIAIS

VII Semana da Consciência Negra acontece de 16 a 19/11

Evento é realizado em paralelo ao “Novembro Negro” do IFRN com programação multicampi

Publicada em 16/11/2021 Atualizada há 1 ano

Arte do cartaz desenvolvida e enviada pela comissão do evento.

Com o tema: “Evento traz como tema “Escurecendo os fatos: encruzilhando vozes e vivências negrejadas ao longo do tempo”, a Semana da Consciência Negra do Campus Pau dos Ferros chega à sua sétima edição, com início nesta terça-feira, 16, prosseguindo até a próxima sexta-feira, 19 de novembro.


Este ano, o evento acontece em paralelo com o Novembro Negro, evento com programação multicampi do IFRN, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB), sistêmico e locais. Na região do Oeste potiguar, os eventos envolvem as unidades: Apodi, Ipanguaçu, Mossoró e Pau dos Ferros.


A programação conta com palestras, minicursos e oficinas de maneira que as atividades buscam contribuir para a sistematização, produção e difusão do conhecimento, fazeres e saberes voltados para promover a equidade racial e consolidar os direitos inerentes à população negra, contemplando as áreas de ensino, pesquisa e extensão.


As inscrições são gratuitas e já estão abertas através do site do evento. Os eventos acontecem em formato virtual e remoto com direito a certificado.


A abertura será marcada pela palestra “De qual identidade nacional negra a História e a Literatura Brasileira nos falam?”, promovida pelos Professores Chico Arruda e Rodrigo Queiroz sob mediação da Professora Natália Máximo. A transmissão acontece por meio do Canal do Campus Ipanguaçu do IFRN no YouTube.


Toda a programação, que conta com atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno, está disponível no site do evento através da plataforma Even. Acesse:

https://www.even3.com.br/scn2021

Palestra de abertura no YouTube



SOBRE:
A VII Semana da Consciência Negra (SCN) é um evento promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dos campi Apodi, Ipanguaçu, Mossoró e Pau dos Ferros em alusão ao Dia da Consciência Negra, conforme disposto no artigo 79-B, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e instituído pela Lei nº 10.639/2003.
A Constituição Federal aduz que o Brasil é um país multirracial e multicultural.