Circuito Festuern

Última etapa do Circuito FESTUERN - 2014 é realizada no auditório do Campus

Na ocasião, os cinco melhores espetáculos do FESTUERN - 2014 se apresentaram para uma plateia lotada e super animada.

Publicada em 12/12/2014 Atualizada há 12 meses

A última etapa do Circuito FESTUERN - 2014 foi realizada no auditório do IFRN – Campus Mossoró, ao longo da tarde de ontem (11). Além desta, já foram realizadas outras duas etapas do evento, uma em Lajes e outra em Patu.

O Circuito FESTUERN - 2014 tem como objetivo proporcionar a comunidade escolar uma tarde de apreciações artísticas dos cinco melhores espetáculos teatrais da 10ª edição do Festival de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - FESTUERN.

O Diretor Acadêmico do IFRN fala da importância dos alunos participarem do FESTUERN, pois é uma oportunidade deles estudarem arte desenvolvendo excelentes peças teatrais. “Não podíamos ficar de fora de um evento como esse, confesso que estreamos muito bem, pois conquistamos o primeiro e o segundo lugares na edição do FESTUERN – 2014. As duas vitórias muito nos envaidece e nos orgulha, entretanto, também nos coloca numa posição com os pés no chão, porque entendemos que essas classificações não nos torna melhor do que as outras escolas participantes do Festival. Acredito que tivemos a oportunidade de podermos realizar um trabalho melhor dessa vez”, explica, Hélio Henrique.

De acordo com Alexandre Náder, Coordenador do FESTUERN, este ano o Festival de Teatro conseguiu juntar um recorde de público, mais de 5.000 pessoas assistiram às apresentações das trinta peças teatrais participantes do evento. “Isso contando com as pessoas que assistiram às etapas do Circuito FESTUERN. Já estamos com vontade de realizar o FESTUERN - 2015 melhor ainda”, fala, com convicção.

"Festivais como o FESTUERN têm um grande caráter cultural que contribui para a formação artística dos alunos, por isso o IFRN tem a característica de sempre está envolvido em eventos acadêmicos, tanto os desportivos quanto os culturais. Em minha opinião, o melhor legado desse evento é passar aos alunos a experiência de conhecimento sobre arte e cultura, pois, muitas vezes, elas não fazem parte do cotidiano dos estudantes. Por isso, considero um legado a nossa participação no FESTUERN”, enfoca, Hélio Henrique. O IFRN investe e incentiva os alunos a gostarem de arte e cultura, essa disciplina é fixa, proporcionando aos alunos a oportunidade de estudar artes cênicas, teatro e musical, tudo isso durante o período de estudo na instituição.

Ontem, com a realização do Circuito FESTUERN, o auditório do Campus lotou, a plateia estava composta praticamente por estudantes animadíssimos que aplaudiam fortemente a cada apresentação dos espetáculos, foi um show de criatividade e talento. “Realmente, esta tarde está muito animada, estão sendo bem interessantes as apresentações e a interação com o público, porque eles são jovens bem alegres, torcem e aplaudem sem parar. Nossos festivais são bem animados, os adolescentes são efervescentes e colaboram muito!” Enfoca, sorridente, Alexandre Náder.

O circuito FESTUERN está sendo encerrado da melhor forma possível, quem pôde participar do evento ontem percebeu o quanto os espetáculos foram animados e muito bem produzidos, todas as equipes estão de parabéns!

Na ocasião, estiveram presentes, apoiando o evento, o Diretor Acadêmico do IFRN, prof. Hélio Henrique, o Coordenador geral do Festuern, Alexandre Náder, a diretora do Eliseu Viana, profª Evânia Gurgel, vários professores de outras escolas e os respectivos diretores das peças teatrais, as professoras do IFRN, AnaLu Palhano (arte) e Mayra Elisa (música). E, Igor Fortunato, colaborador artístico de suma importância para o grupo de teatro ANDALUZ. Os três últimos citados são os responsáveis pelo sucesso das peças teatrais do IFRN, vencedoras dos 1º e 2º lugares do FESTUERN – 2014.

Confira os nomes das cinco peças teatrais que se apresentaram:

Sonhos de uma noite do sertão

Farsa da boa preguiça I

Farsa da boa preguiça II