Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ávores

Servidores terceirizados do IFRN recebem treinamento de podador profissional

A poda técnica faz a árvore florescer com qualidade, isso proporciona mais sombra e qualidade de vida para todos.

Publicada em 16/04/2014 Atualizada há 1 ano

Treinamento de Podagem

O objetivo desse treinamento é capacitar tecnicamente os servidores do Campus, porque analisando o perfil das árvores, observou-se que elas estavam sendo podadas de forma errada, o que acabou prejudicando o desenvolvimento delas.

Visando corrigir esse problema, foi convidado o podador Josenilson dos Santos, natalense que presta serviços ao Campus de Natal Center, para orientar corretamente os servidores locais, responsáveis pela poda das árvores.

O intuito principal desse treinamento é deixar o estacionamento do IFRN mais amplo e consequentemente com mais sombras para se estacionar com mais qualidade e conforto. Josenilson dos Santos, explica que árvores de estacionamentos não precisam ser altas, ao contrário, elas devem ser baixas, porque somente assim elas vão proporcionar sombras adequadas. O tamanho ideal delas é de dois metros de altura e três e meio de diâmetro.

Podar é um trabalho em conjunto, ou seja, o homem e a natureza estão lado a lado. Dessa forma, observar o que há de errado com a poda das árvores é proporcionar uma melhor qualidade de vida tanto para elas quanto para aqueles que usam o estacionamento do IFRN.   

É importante fazer podas, essa prática faz parte de um conceito mais amplo, que é o de conservação da vegetação. Elas podem ser executadas tendo em vista uma variedade distinta de objetivos, todos eles direcionados ao melhor desempenho possível que podemos obter de uma planta. De uma maneira geral, podemos dizer que as podas são executadas para que façamos certas correções no desenvolvimento das plantas, de acordo com as necessidades de luz, adubação e irrigação, ou seja, para mantermos a planta saudável e com um desempenho adequado às suas características.

 Autodidata, Josenilson dos Santos iniciou sua carreira de podador profissional de plantas simplesmente observando um professor transformar uma tradicional árvore em formato de golfinho. Vendo e apreciando as técnicas usadas na arte, ele aprendeu. Daí então, a ideia do golfinho foi se aprimorando e sendo transformada, o que acabou resultando vários outros desenhos em árvores ao longo do tempo. Cuidar de qualquer estilo de jardim, fazendo Designers Chinês, Japonês, Inglês etc, é a arte primordial desse competente profissional.